terça-feira, 26 de abril de 2016

Continua a infestação de escorpiões em Ipiaú

Vários casos já foram registrados por moradores da cidade
Desde o ano passado que a cidade de Ipiaú vem registrando vários casos de escorpiões encontrados em residências localizadas no centro da cidade e em bairros mais distantes. Na manhã desta terça-feira (26) um leitor do GIRO enviou à redação uma imagem que mostra um escorpião numa área do prédio Santa Paula (Shopping Liberdade), na praça Ruy Barbosa. Há poucas semanas duas jovens foram picadas pelo aracnídeo e foram parar no hospital. O município não possui o veneno para combater os escorpiões o que leva alguns moradores a contratar os serviços de dedetização. Vale ressaltar que a picada do escorpião amarelo pode matar. Segundo especialistas, esse animal é completamente adaptável ao ambiente urbano. Ele consegue se instalar em uma residência por até um ano sem precisar se alimentar. Ainda segundo os especialistas, os inseticidas usados para combater insetos não funcionam para controlar escorpiões.

Prevenção 
Se tratando da terceira espécie de escorpião mais perigosa do mundo, é preciso saber como se prevenir. As principais vítimas, e as que correm o maior risco, são as crianças de até 12 anos e os idosos. Sendo assim, recomenda-se que os jovens utilizem calçados nos jardins e que o ambiente de casa esteja sempre limpo e livre de sujeira. Evite deixar louça na pia da cozinha, retire o lixo do banheiro antes que ele acumule e tampe todos os ralos e pias. Assim, você diminui a presença de baratas, que é a principal fonte de alimentação dos escorpiões e grande responsável por seu aparecimento nas  residências.  (Giro em Ipiaú)

1 comentários:

xxxxx disse...

parabéns giro Ipiau pela matéria venho aproveita o assunto para fazer um apelo no meu bairro euclides neto na rua 24 de agosto temos vários casos de escorpião parecendo nas casas inclusive na minha residencia tem aparecendo com frequencia ja fui ate a virgilaçia sanitária da cidade e na prefeitura mas eles não da importaçia a reclamações deste tipo dizem que não podem fazer nada uma pena esta praga de inseto nos ameaça e mata e não ter ninguém para resolver este problema sabemos que pode ate mata se for picado pelo inseto cade o nosso prefeito de olho nisto

Postar um comentário