sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Em evento ao ar livre, Câmara de Ipiaú homenageou 53 personalidades

A Câmara Municipal de Ipiaú realizou na noite de quinta-feira (22) uma bela homenagem, em praça pública, com a entrega de títulos e honrarias a 53 personalidades que de alguma forma contribuem ou contribuíram com o desenvolvimento do município. A Sessão Solene, em auditório improvisado e elegante na Praça Alberto Pinto, foi prestigiada por amigos e familiares dos homenageados, além de autoridades locais e regionais. O presidente da Câmara, vereador Jean Cleber presidiu os trabalhos com serenidade e maestria, assessorado pelos membros do Cerimonial,  Orlindo Vieira Lopes e Mônica Souza. Foram entregues 24 títulos de cidadania, 14 comendas, 13 medalhas do Mérito da Educação e 02 medalhas do Mérito Desportivo.
O evento se revestiu de muita emoção, desde a execução do hino de Ipiaú, de autoria de Mapin e Jairo Simões, quando a maioria dos presentes, com “nó na garganta” não conseguiram conter uma lágrima fortuita, revelando o clima que envolvia a praça lotada, até a madrugada dessa sexta-feira, momento em que  foi entregue a última honraria e ficou aquela sensação do dever cumprido. Digno de registro foi a qualidade das pessoas escolhidas para as homenagens. No semblante de alguns dos presentes pela escolha de pessoas proativas, empreendedoras, cidadãos e cidadãs das mais variadas classes econômicas e sócio-culturais, ali, juntas, sendo homenageadas num preito de justiça e reconhecimento.
A professora doutora Jussara Midlej, entre outras homenageadas com a medalha do Mérito da Educação Dr. Salvador da Matta, discorreu sobre o início da convivência com o doutor professor, que trazia para dentro da sala de aula, muita realidade concreta, muita vida e fatos reais, para, dali, extrair o aprendizado acadêmico, a vivência pedagógica. De certa maneira, a professora Jussara Midlej transferiu para Salvador da Matta todo o mérito da honraria recebida, e, emocionada, lembrou do permanente vínculo acadêmico e espiritual que mantém com sua terra natal.
Apesar da intensidade das emoções, a festa se prolongou até depois da meia noite e contou com a habilidade e competência do Mestre de Cerimônias Orlindo Vieira Lopes, que administrou a ordem de chamada dos homenageados, priorizando aqueles de mais idade, ou com necessidades especiais, e até mesmo os que vieram de outras cidades, alterando a ordem cronológica e acomodando as naturais ansiedades de obtenção das comendas. Já o presidente da Casa, vereador Jean Kleber, conduziu a sessão com maestria e elegância, dirimindo as dúvidas e orientando a mesa para melhor desenvoltura da solenidade. Afinal, a Câmara Municipal de Ipiaú está fazendo escola na região, uma vez que esses eventos em praça pública tende a ser imitado por outras Casas de Leis, no estado da Bahia. (GIRO/José Américo Castro).

0 comentários:

Postar um comentário