sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Mutirão realizará cerca de 400 cirurgias em Ipiaú

Exames pré-operatórios começaram nessa sexta-feira (Foto:Divulgação)
Cerca de 400 cirurgias serão realizadas no período de 5 a 22 de setembro no município de Ipiaú, resultado do projeto Mutirão de Cirurgias, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhou de perto o início das consultas e exames pré-operatórios na tarde desta sexta-feira (2). Nesta etapa, além dos moradores de Ipiaú, o projeto beneficiará residentes de Aiquara, Barra do Rocha, Dário Meira, Ibirataia, Itagi, Itagibá e Jitaúna. Serão realizadas cirurgias de Hérnias inguinal, umbilical, recidiva e epigástrica, Vesícula, Miomectomia e Histerectomia.
Exames são realizados na unidade móvel (Foto:Divulgação/GOV-BA)
De acordo com o secretário, a meta do Governo do Estado é realizar 20 mil cirurgias em toda a Bahia nos próximos 12 meses. "Além da consulta com um cirurgião e um anestesista, o pré - operatório, que é realizado em unidades móveis, contempla exames de Eletrocardiograma, RX de tórax (maiores de 45 anos) e Ultrassonografia", destaca Vilas-Boas.
Estrutura está montada na Praça Rui Barbosa (Foto:Divulgação)
O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que este é um projeto importante para todos os 417 municípios. "Identificamos que a população aguardava meses e até anos para realizar uma cirurgia porque a prefeitura não conseguia oferecer o acesso adequado à estrutura hospitalar. E um exemplo disso é Ipiaú, que é uma das localidades com o maior número de pacientes em lista de espera e, nesse sentido, o Governo do Estado resolveu ajudar os municípios a eliminar a fila de espera dos procedimentos cirúrgicos de maior demanda", afirma o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário