segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Primeiro filho de 'três pessoas' nasce a partir de nova técnica

Um garoto de 5 meses é o primeiro bebê nascido a partir de uma técnica que usa material genético de três pessoas na concepção. A notícia foi destaque da revista científica New Scientist. O bebê, identificado somente como I.H., tem a maior parte do DNA herdados dos pais, mas uma pequena parcela genética vem de uma doadora.

A vantagem da técnica é permitir que pais com uma rara mutação genética tenham bebês saudáveis. Essa forma de fertilização só é permitida, por enquanto, no Reino Unido. O primeiro bebê nascido a partir da técnica, no entanto, é de pais jordanianos, que receberam tratamento de uma equipe americana no México.  "É revolucionário", disse o cientista Dusko Ilic, do King's College London, à revista. A publicação explica que a mãe do bebê tem genes da síndrome de Leigh, doença letal que atinge o sistema nervoso em desenvolvimento, embora ela não tenha desenvolvido a doença. As informações genéticas ligadas à doença ficam separadas da maior parte do DNA, localizada no núcleo da célula. 

Cerca de 25% da mitocôndria da mãe do bebê tem mutação que causa a doença. Mesmo saudável, ela teve dois filhos que nasceram com a síndrome de Leigh e morreram. Com isso em vista, ela e o marido procuraram ajuda de médicos no New Hope Fetility Center, em Nova York."É revolucionário", disse o cientista Dusko Ilic, do King's College London, à revista. A publicação explica que a mãe do bebê tem genes da síndrome de Leigh, doença letal que atinge o sistema nervoso em desenvolvimento, embora ela não tenha desenvolvido a doença. As informações genéticas ligadas à doença ficam separadas da maior parte do DNA, localizada no núcleo da célula. 

Cerca de 25% da mitocôndria da mãe do bebê tem mutação que causa a doença. Mesmo saudável, ela teve dois filhos que nasceram com a síndrome de Leigh e morreram. Com isso em vista, ela e o marido procuraram ajuda de médicos no New Hope Fetility Center, em Nova York.

0 comentários:

Postar um comentário