quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Dica Oral Center: Cuidados com os dentes dos bebês

O protocolo preconizado pela Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO) e da Americana Academy Of Pedriatric Dentistic (AAPD) é que, com o nascimento do primeiro dente do bebê o mesmo deve ser higienizado com a escova de dente e creme dental COM FLÚOR. Este protocolo já está em vigor faz alguns anos,após muitas discussões e estudos.

Alguns relatam o receio do bebê engolir a pasta, podendo causar a temida fluorose, porém os estudos científicos confirmam que o uso RACIONAL do flúor é SEGURO, mesmo nas crianças pequenas que ainda não possuem o reflexo de cuspir. O que os pais devem levar em consideração é a porcentagem do flúor no creme que deve ser de 1000 á 1.100 ppm(informação que vem no verso da embalagem normalmente), e a quantidade a ser administrada na escova de dentes.

Para bebês menores de 4 anos: Fazer duas escovações ao dia com a pasta fluoretada, na quantidade de meio grão de arroz cru para bebês com até 8 dentes. E um grão inteiro de arroz cru para bebês com mais de 8 dentes. A escovação após almoço pode ser feita com a pasta SEM flúor, ou apenas a escova umedecida em água filtrada e,se os pais não realizam a escovação para controle da quantidade ingerida é bom usar o bom senso e realizar algumas escovações com creme sem flúor a fim de assegurar que não há ingestão do flúor que atualmente está inserido a água, leite e outros alimentos.

Clínica Odontológica Oral Center - Saúde Bucal de Referência.
Tel.: (73) 3531-2465 ou 3531-5677
Cel.: (73) 98838-8519

0 comentários:

Postar um comentário