sexta-feira, 4 de novembro de 2016

5 sinais de que você não é tão bom com dinheiro quanto pensa

Todo mundo tem de lidar com o próprio dinheiro e, nesse processo, alguns são melhores que os outros. Se você acha que é um mestre no orçamento, talvez devesse olhar os pontos levantados pelos colunistas do site "Business Insider" Libby Kane e Mike Nudelman.

Veja a seguir cinco sinais de que você não é tão bom com dinheiro quanto pensa, de acordo com os colunistas:

1 – Você não sabe o quanto ganha ou gasta
Se você não sabe o quanto entra ou sai da sua conta todo mês, você pode acabar entrando em um verdadeiro bolo de dívidas no final das contas.

A solução para esse problema é começar a registrar suas receitas e despesas. É possível fazer isso usando aplicativos, uma planilha no computador, ou então no papel mesmo. Saber o quanto você precisa para sustentar seu estilo de vida é a chave.

2 – Você tem dívida no cartão de crédito
Diferentemente de algumas dívidas que são necessárias para investir em seu futuro, as dividas ruins normalmente são acompanhadas de altas taxas de juros e não ajudam a construir patrimônio.

Assim, a solução é priorizar o pagamento de seu cartão de crédito, o que pode poupar muitos gastos no futuro. Além disso, usar o cartão apenas quando necessário também é essencial nesse sentido.

3 – Você é surpreendido por suas contas todo mês
Se você vive de salário em salário, o que vai fazer se aparecer um gasto emergencial inesperado? Para cuidar de seu fluxo de caixa adequadamente, duas soluções são necessárias: ganhar mais e gastar menos.

Existe como fazer algum bico extra para ganhar mais dinheiro, mas também é possível cortar os gastos para conseguir investir mais o seu dinheiro e estar preparado para situações inesperadas.

4 – Você ainda não investe em sua aposentadoria
Apesar de a aposentadoria parecer um futuro muito distante, o poder dos juros compostos significa que quanto mais cedo você começar a investir, mais tranquilo você chegará à sua aposentadoria.

Assim, se você começou tarde demais, é importante conseguir poupar mais dinheiro e procurar alternativas que tragam mais rentabilidade, como um plano de previdência com custos mais baixos, por exemplo, que permitam que você lucre mais.

5 – Você se assusta com a ideia de investir
Pode parecer muito complicado, mas investir seu dinheiro é o melhor caminho para potencializar seus ganhos –e você não precisa se arriscar demais para fazer isso.

O bilionário Warren Buffett, por exemplo, sugere o investimento em fundos de índice que acompanhem o mercado financeiro. No longo prazo, a tendência é que o mercado de ações sempre suba, mesmo com flutuações no curto e médio prazo.

0 comentários:

Postar um comentário