segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ipiaú: Secretariado de Maria está praticamente fechado; veja alguns nomes

Maioria do secretariado da prefeita eleita é formado por mulheres (Foto:Giro Ipiaú).
Apesar de a prefeita eleita de Ipiaú, Maria das Graças, ainda não ter pronunciado oficialmente a respeito do assunto, crescem na cidade as especulações a respeito de alguns nomes que formarão o primeiro escalão do seu governo. O vazamento indica que já foram definidos os titulares de nove pastas: Governo, Administração e Planejamento, Saúde, Educação, Indústria e Comércio, Finanças, Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Assistência Social.  A maioria dos titulares é constituída por mulheres. Possíveis ocupantes do segundo escalão já estão sendo cogitados.
Na imagem, alguns dos secretários já definidos pela prefeita. 
Na Secretaria de Governo, o nome dado como certo é o da professora Vanda Andrade Pinheiro.  Ela já ocupou a pasta da Educação na gestão do ex-prefeito José Mendonça e goza da alta confiança da futura gestora. É diretora do Colégio Dom Bosco e foi uma das principais coordenadoras da campanha de Maria.

A titularidade da Administração e Planejamento deverá ficar a cargo do professor Zenildo Rodrigues. Integridade e simplicidade marcam a personalidade deste cidadão  que já ocupou pasta na Prefeitura de Itagibá, foi funcionário do Banco do Brasil, Venerável Mestre da Loja Maçônica Fraternidade Rionovense, Presidente do Rotary Clube de Ipiaú. Inúmeras outras funções de liderança já foram exercidas por Zenildo  neste município.   

Para a Saúde é apontada a enfermeira Meirinha Alves Domingos, ex-diretora do Hospital Geral de Ipiaú (HGI) e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Geral Prado Valadares. Meirinha tem especialização em Saúde Pública e foi muito atuante na campanha eleitoral. 

Na Secretaria de Educação, o nome mais cotado é o da professora Conça Amaral, enquanto para a Secretaria da Indústria e Comércio especula-se o nome do engenheiro e empresário Etevaldo Cardoso Júnior que foi um dos mais empenhados organizadores da campanha vitoriosa de Maria. Etevaldo trabalhou no EBDA e participou do Colegiado do Território do Médio Rio das Contas.

Outro nome que pode compor o secretariado de Maria é o da ex-bancária Zezé Moreira que também participou da administração de José Mendonça. Dizem que comando Secretaria de Finanças estará sob a sua competência.  

A ex-vereadora Vera Andrade deverá dirigir a Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Vera tem experiência em gestão municipal. Foi diretora do Departamento de Limpeza Pública, merecendo reiterados elogios do ex-prefeito José Mendonça. Também foi uma das primeiras pessoas a abraçar a candidatura de Maria.

Flávia Mendonça, por certo estará ao lado de sua mãe na articulação e organização do governo. Será uma voz forte na administração.

Ao médico Walney Luciano Pestana será confiada a pasta da Agricultura. Ele já foi secretário de Saúde de Ipiaú na gestão Ubirajara Costa e é considerado um dos mais competentes urologistas da Bahia. Sua ligação com a agricultura ganhou força a partir do momento em que assumiu a vanguarda da luta por ações e atividades que desenvolvam inovação e empreendedorismo para a cadeia do cacau e chocolate com o turismo. Fundou e preside  a Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio de Contas (Aproc), assim como atua  na  política territorial. Defende as qualidades medicinais do chocolate puro e as potencialidades de desenvolver uma fábrica de chocolate sediada em Ipiaú.

Um acordo político durante a campanha garantiu ao grupo do empresário Cezário Costa a  Secretária de Assistência Social. A titular da pasta deverá ser a sua esposa, Nena Costa que também é diretora da Associação das Mulheres de Ipiaú (AMI). O grupo de Cezário anseia por alguns cargos no segundo escalão. (GIRO/José Américo Castro).

0 comentários:

Postar um comentário