quarta-feira, 21 de junho de 2017

Ipiaú: Circuito Cine Éden encerra as atividades pedindo a revitalização do Cine Teatro

Encerramento foi realizado em frente ao antigo Cine Éden (Foto: Divulgação)
Um total de 1.330 pessoas circularam em todas as ações promovidas pelo Circuito Cine Éden, realizado pela Voo Audiovisual entre os dias 14 à 17 de junho de 2017, na cidade de Ipiaú-BA. O evento foi promovido com o intuito de sensibilizar a sociedade civil e o poder público para se unirem em prol da Revitalização do Cine Teatro Éden, fechado há mais de 33 anos, além de apresentar caminhos para a realização da reforma deste patrimônio histórico cultural abandonado pelo poder público. Ao todo foram exibidos 14 filmes de curta e longa-metragem, 01 oficina de videoclipe, 01 mesa de debate, 01 lançamento de livro, 01 lançamento de DVD, 02 performances, além da abertura e do encerramento do evento, que contou com a presença de convidados como Juca Ferreira, Elaene Pinheiro, Denise Teixeira, Daniela Galdino, Daniel Puig, Otávio Assis, Marcelo Alves, José Américo Castro, Paulo Andrade Magalhães, Edson Bastos, Henrique Filho, Caio Braga, Thainan Galdino, Mel Jaqueira, Allan Eça, Laísa Eça, Viviane Jacó, Erika Moreira, Inaraja Diz, além da comunidade de Ipiaú, artistas, cinéfilos, coletivos e associações. Idealizador do evento, Henrique Filho afirma que “foi um grande sucesso, pois, o evento ajudou a mobilizar ainda mais a comunidade, que está muito carente e anseia por um equipamento cultural de qualidade na cidade, para que unam forças em prol da Revitalização do Cine Teatro Éden.”

Atualmente, uma das possibilidades de revitalização do espaço, está nas mãos do Governador do Estado, Rui Costa, través do Edital Cinema na Cidade, promovido pela ANCINE, no qual, o Governo Municipal cede o espaço/terreno, o Governo Estadual investe R$ 2.075.000,00 e o Governo Federal, através da ANCINE, investe R$ 8.300.000,00 para construir/revitalizar cinemas em cidades do interior com mais de 20 mil habitantes. 

Edson Bastos, também idealizador do evento conclui: “Esperamos que o Governador ouça o nosso pedido, já protocolado através de ofício na Governadoria, participe do edital e sugira Ipiaú como uma das possível cidades beneficiadas. A comunidade de Ipiaú, que possui hoje pouco mais de 47 mil habitantes, rodeada por mais outras cidades que também não possuem equipamentos culturais, conta com essa possibilidade e está de olho no prazo do edital, 05/07, para que o Governador não perca essa oportunidade de gerar emprego e renda em cidades do interior da Bahia, num momento em que, mesmo o Brasil passando por uma crise, o Cinema tem sido uma oportunidade de realizar uma mudança econômica, social e cultural em todo o nosso estado. Nosso objetivo é que um dia, o Circuito Cine Éden aconteça dentro do Cine Teatro Éden, já revitalizado. Assim como diversos outros eventos sócio-culturais dos diversos fazedores de arte que vivem na cidade. Ipiaú, seus artistas e sua comunidade merecem!”. 

0 comentários:

Postar um comentário