terça-feira, 29 de agosto de 2017

Colégio Montessori Santo Agostinho realiza Caminhada pela Paz nesta quarta (30)


Ipiaú - O Colégio Montessori Santo Agostinho realiza nessa quarta-feira (30) a Caminhada pela Paz. Os alunos, pais, funcionários e professores sairão do colégio às 8h30, passando pelo bairro da Conceição, em direção à praça Rui Barbosa pela rua Castro Alves, retornando pela rua Dois de Julho. “ Venham e digam não à violência, digam não à intolerância religiosa, digam não a qualquer tipo de violência, digam não às guerras....todos precisamos de paz e a paz que queremos começa em nós! A paz do mundo começa em mim. Digam sim à paz! Sim ao amor, sim ao respeito, sim à caridade, sim à solidariedade, sim à igualdade, sim à honestidade, sim à educação, sim a paz de jesus, sim à tolerância...digam sim à paz!!! Seja a paz, faça a paz!"


No dia 31 de agosto comemoramos o aniversário da dra. Maria Montessori, grande educadora que criou o método montessori de educação. Acreditava que a paz só pode ser construída através da educação. A caminhada pela paz é uma forma de homenagear essa grande educadora que tudo fez pela criança – o construtor do homem.

O respeito à criança, o meio adequado ao seu desenvolvimento, a compreensão de suas necessidades de vida, são para Maria Montessori o verdadeiro elo entre educação e paz, a única forma de educarmos para a paz e garantirmos que o mundo caminhe, com seus habitantes mais importantes porque responsáveis pelo nosso futuro, em direção à paz verdadeira. 

Educar para a paz não é transmitir determinados conteúdos da cultura à criança, mas é transformar-se como adulto e respeitar a criança.

Para nossa educadora, há duas soluções para a paz, e que só podem existir unidas: um novo ser humano, melhor, e a construção de um ambiente que não deve mais fixar os limites às aspirações infinitas do homem. Para ela, “as leis e os tratados não são suficientes; o que é preciso é um mundo novo, cheio de milagres“. E diante da descrença pretensamente adulta de que não há milagres, afirmou:

Milagres? A criança pode realizá-los bem! Basta ver a maneira como ela procura avidamente a autonomia e a possibilidade de trabalhar, é suficiente constatar os imensos tesouros de entusiasmo e de amor que ela demonstra. […] um mundo novo para um homem novo, é essa nossa necessidade mais urgente. (maria montessori – extraído do site www.larmontessori.com, acesso em 28/08/2017))

0 comentários:

Postar um comentário