sábado, 2 de setembro de 2017

Praça Antônio Linhares: justa homenagem à um honrado cidadão

Praça fica localizada próxima a Fundação Hospitalar de Ipiaú.
Série Praças de Ipiaú - Localizada no alto das ruas Juracy Magalhães, Silva Jardim e José Muniz Ferreira (Rua do Cacau), a Praça Antonio Linhares é um ponto estratégico da cidade. Por ali passam diariamente milhares de pessoas em direção à diversos outros logradouros e caminhos do município. O espaço é utilizado por moradores das imediações e demais cidadãos que à sombra das suas árvores desfrutam momentos de lazer e descanso ou aguardam algum encontro. Com um traçado simples e agradável, o equipamento foi inaugurado na década de 70, durante a segunda administração do prefeito José Motta Fernandes.
Com um traçado simples e agradável, o equipamento foi inaugurado nos anos 70.
Antes era chamada de “Praça da Fundação”, devido a sua aproximação do prédio da Fundação Hospitalar de Ipiaú. O nome de Antonio Linhares decorreu de um Projeto de Lei do ex-vereador Francisco Ferreira Oliveira (“Chico do Hospital”), que dessa maneira prestou uma justa homenagem a um honrado cidadão e patriarca de tradicional família ipiauense.
Antônio Linhares - nasceu no distrito de Castelo Novo, município de Ilhéus. Ainda jovem chegou em Rio Novo com intuito de plantar cacau. Adquiriu uma fazenda na região da Água Branquinha e iniciou o cultivo dos chamados “frutos de ouro”. Algum tempo depois conheceu Filomena de Souza, filha do fazendeiro Eduardo Félix, com a qual casou-se em uma cerimônia no casarão do seu amigo Domingos Castro, iniciando uma descendência de 18 filhos, 10 dos quais estão vivos, 32 netos, 44 bisnetos, 16 trinetos e 01 tetraneto. A necessidade de oferecer uma melhor educação aos filhos fez com que o casal fixa-se residência na cidade, onde por um longo tempo seu Antonio exerceu o cargo de Delegado de Policia. A residência de Antonio Linhares ficava bem próxima da praça que hoje tem seu nome.
*José Américo Castro/GIRO

0 comentários:

Postar um comentário