quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Ipiaú: Fórum de Cultura da Bahia discutiu os Desafios Territoriais

Após a concorrida “Noite Cultural”, no Casarão de Zé Américo, o Fórum de Cultura da Bahia realizou, domingo, dia 21, no Centro Paroquial Padre Xavier, em Ipiaú, a edição local do projeto “Diálogos” que discutiu os Desafios Territoriais para Implementação das Políticas Culturais. A institucionalização de fundos rotativos e solidários para promoção da sustentabilidade dos coletivos culturais foi amplamente debatida na oportunidade. Pontuo-se a relevância das parcerias, considerando a contribuição das instituições públicas e privadas, além da sociedade civil, especialmente no que tange a importância da profissionalização dos agentes culturais. O debate também focou a criação de estratégias que permitam a participação direta dos agentes culturais do interior da Bahia na institucionalização das demandas territoriais.
A Mesa - A  mesa de abertura do evento foi mediada  pelo Coordenador Executivo do Fórum, Helder Bonfim e reuniu as seguintes personalidades: Valnei Pestana - secretário municipal da Agricultura, que então representou a prefeita Maria das Graças; Marcelo Batista - Diretor de Cultura do Município; José Mendes - Coordenador  do Território de Identidade do Médio Rio de Contas; Deraldo Cerqueira - Coordenador do Ponto de Cultura Adilson Duarte; Otávio Assis - Diretor do Campus 21 da Uneb;  Ivan Silva - representante do Coletivo Cultural de Ipiaú e Cristina Gonçalves - representante do Fórum de Cultura da Bahia, além dos vereadores Cláudio Nascimento e Orlando Santos e Claudio Nascimento.
A mesa também contou com a intervenção da pesquisadora Lídia Rafaela Barbosa dos Santos, especialista em gestão pública, educação popular e finanças solidárias. No tocante aos encaminhamentos, o principal  destaque foi a construção do Fundo Colaborativo do Fórum de Cultura da Bahia, cujo objetivo é subsidiar as ações de organização da rede. Esse fundo será constituído através de colaborações de membros do Fórum e com realizações de ações de sustentabilidade. No turno vespertino  aconteceu um ciclo  de qualificação e formação em cultura, com oficinas de dança, teatro e outras atividades. O próximo encontro edição do Fórum de Cultura da Bahia será na cidade de Bom Jesus da Lapa. (Giro/José Américo Castro)

0 comentários:

Postar um comentário