segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Praça dos Cometas - um espaço que guarda boas lembranças ao ipiauense

Série Praças de Ipiaú - A Praça dos Cometas é um tradicional logradouro de Ipiaú que sofreu transformações ao longo do tempo, estando hoje um tanto descaracterizada da sua função social original. Bifurcação das avenidas Lauro de Freitas e Getúlio Vargas e da Rua Alfredo Brito, modernizada pelo asfalto, mas ainda contando com a relíquia dos paralelepípedos em parte do seu piso, o espaço guarda lembranças de uma época memorável. Boêmios, valentões, policiais, comerciantes, jogadores de futebol e carteado, corretores de imóveis, gente de todo tipo transitavam no lugar. 
Ali, em um sobrado que hoje foi adaptado como biblioteca, funcionou por muito tempo a Delegacia de Policia, cujo carcereiro se chamava Nezinho. No destacamento tinha Zé Soldado, Naná, Gilbertão, Farangôso, João Guardinha, Cabo Zezito e outros valentes homens da lei sob o comando do capitão Milton Pinheiro, Tenente Orlando, Calazans e cia... O Colégio Ângelo Jaqueira começou sua historia no mesmo prédio. Na vizinhança do quartel, a padaria de seu Everaldino que também fundou a torrefação "Café Rio Novo", a venda de seu Artur, os bares de Lôzo, Zé do Leite, o armarinho de Nozinho, a pensão de dona Rute. Um pouco mais adiante, já na entrada da Rua de Jequié, atual Avenida Lauro de Freitas, a tenda de Evaristo Santana, artesão com especialidade em selas e arreios de cavalos. O Moinho Cometa e outros estabelecimentos, além de residências, completavam o cenário da área.
Da rapaziada que por ali se reunia antes de ir para o areão do Rio de Contas, ou aos bregas dos Dez Quartos e Tia Ló, surgiu um time de futebol que tinha o mesmo nome da praça e no escudo do uniforme áureo-negro, a figura do astro errante. Ficou na história um comício que o deputado Urbano de Almeida Neto, realizou no local. Dizem que vibrações sobrenaturais baixaram naquele evento, tornando o local ainda mais lendário. Um dia João Batista Madeiro instalou um Posto de Gasolina no canteiro central da praça e aí começou a descaracterização. Hoje no lugar do Posto Três Marias que também foi propriedade de Helio Veloso, tem uma lanchonete e nos domínios dela, o monumento com a placa onde foi registrada a fundação da praça e aconteceu a comemoração dos 25 anos de emancipação política de Ipiaú. O nosso Jubileu de Prata.
A Praça dos Cometas foi inaugurada em 1959 pelo prefeito José Motta Fernandes.
O monumento se encontra desfocado, desprezado, enquanto a inscrição na placa está praticamente inelegível. No mínimo a Prefeitura deveria dar uma atenção, com a devida manutenção, a este e outros marcos históricos da cidade. A Praça dos Cometas foi inaugurada em 1959 pelo prefeito José Motta Fernandes. Um ano antes, ainda na gestão de Dr.Salvador da Matta, quando a cidade comemorava seu 25º aniversário de fundação, foi promovido um grande evento,”razão pela qual os viajantes comerciais do Estado - à frente dos quais seu líder Abdon Barreto –deitaram suas tendas azuis para uma semana de festas”. (Giro/José Américo Castro)

2 comentários:

Postar um comentário