quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Aniversário da prefeita Maria das Graças é um dos destaques na coluna Política na Mira

Aniversário da prefeita Maria das Graças


Por mera coincidência a coluna “Política na Mira”, estreia na data do aniversário da prefeita Maria das Graças. Desde cedo ela tem sido muito cumprimentada e com certeza será homenageada por funcionários, secretários, vereadores, diretores, assessores, amigos e familiares. Maria que é  detentora de grande carisma deve estar bastante feliz pelo apoio dos amigos para continuar a trabalhar por uma Ipiaú cada vez melhor.

Imbatível nas urnas

Todas as pesquisas de intenção de votos para a presidência de república confirmam o favoritismo de Lula. No dia 31 de janeiro (quarta-feira) a Folha de São Paulo divulgou mais uma mostrando que o ex-presidente é imbatível e segue bem na frente dos seus concorrentes. Segundo o DataFolha, ele tem entre 34% e 37% dos votos no primeiro turno e ganha de todos também no segundo turno. O segundo colocado, deputado  Jair Bolsonaro (PSC) , tem de 16% a 18% das intenções de voto. Com entre 47% e 49% de intenção de votos no segundo turno nos cenários estudados, Lula segue derrotando com ampla margem os nomes a ele contrapostos. Vence contra Alckmin (que teria 30%), Marina (32%) e Bolsonaro (32%).

Wagner desiste

A vantagem de Lula “tira de tempo” até os próprios companheiros. A mesma pesquisa indica que o ex-governador da Bahia apresentou a minguada pontuação de 2%. A cúpula petista queria Wagner como o principal substituto de Lula devido à inelegibilidade decorrente da condenação em segunda instância por crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Diante do resultado da pesquisa, Jaques Wagner disse que permanece candidato ao Senado para, segundo ele, ajudar no processo de reeleição do governador Rui Costa.

Mendonça aconselha

“Não deixar acabar o Partido dos Trabalhadores é a representação mais forte da sociedade trabalhadora”. O conselho é do ex-prefeito de Ipiaú, José Mendonça, que nunca escondeu sua admiração por Lula e pela classe trabalhadora. Em recente artigo na sua página, no Facebook, ele escreveu: “Gosto do Presidente Lula, me chamam de puxa-saco. Recebo bem, até porque não posso me julgar, as pessoas que julguem, leiam meus artigos, não falo e não escrevo uma coisa pensando outra”.

"Senadinho"

Foi batizado de “Senadinho”, o encontro que alguns políticos, especialmente aqueles mais ligados à prefeita Maria das Graças, vem realizando constantemente, no final de cada tarde, em frente ao prédio da Câmara Municipal. Informações dos bastidores, articulações e piadas, muitas piadas, rolam nesses bate-papos que na maioria das vezes é centralizado pelo habilidoso Roberto Evangelista, o popular “Palanqueta”. Dizem que ele assumiu a articulação política do governo municipal.

Jaldo na Assembleia

O ex-vereador Jaldo Coutinho Brandão -REDE- admite se candidatar mais uma vez à uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia. Nas eleições de 2014, concorrendo pelo Partido Verde- PV-  Jaldo obteve 4.713 votos, não foi eleito, mas ganhou experiência para uma nova investida. Em entrevista a uma emissora de rádio desta cidade, o virtual pré candidato revelou que está consultando suas bases  e que um grupo político muito forte tem lhe acenado apoio. “Tenho certeza de que dessa vez, se eu sair candidato, o povo vai escolher um filho da terra com capacidade para trazer as obras necessárias para nossa região”, concluiu Jaldo.

O apoio de Carlinhos

Afinadíssimo com o prefeito Paulo Bonfim, de Juazeiro, e outras fortes lideranças do Médio São Francisco, o Presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, vereador José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos) -PP- está unindo forças para apoiar as candidaturas de Isaac Carvalho -PCdoB- para deputado federal. Na esfera estadual ele fica com o deputado Eduardo Sales-PP-, candidato da prefeita Maria das Graças. Se esta dobradinha “bombar” nas urnas de Córrego de Pedras, Carlinhos estará ainda mais fortalecido na política do médio Rio das Contas.

Orlando na Prefeitura

Setores da imprensa local começam a citar que o vereador Orlando Santos -PT- pode ser candidato a prefeito de Ipiaú e que seu nome conta com o apoio de lideranças palacianas. Orlando tem se movimentado bastante no exercício do seu segundo mandato parlamentar e com certeza é o edil mais presente na Prefeitura, principalmente no Gabinete da prefeita.  *A coluna Política Na Mira é produzida pelo jornalista José Américo Castro com exclusividade para o GIRO IPIAÚ.