domingo, 25 de fevereiro de 2018

Veja os destaques dessa semana no Giro Social

Completou dois aninhos essa semana, o pequeno Bernardo, filho do radialista Marcelo Silva e da Bióloga Andréia Almeida. Bernardo nasceu no ano bissexto, em 29 de fevereiro de 2016. Enquanto não chega a próxima data original do seu nascimento, o aniversário é comemorado ou no dia 28 de fevereiro ou em 1º de março. Saúde e muitos anos de vida para ele!
Defendendo tese na Itália
A  ipiauense Virgínia Dias Uzêda e Silva defendeu tese de doutorado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Filha da professora Georgina Bacelar Dias Novo e do advogado Walter Brandão D'uzêda,  e neta da comerciante Niêta Bacelar, proprietária do famoso restaurante “Pouso do Jacú”, Virginia é mais um motivo de honra para seus conterrâneos. Em novembro, do ano passado sua tese  foi apresentada no Laser Florence Congress, em Florença, na Itália.  Virginia Bacelar ministra aulas nos cursos de graduação e pós graduação  em  Odontologia,  na UFBA,  e  ainda atende, com especialidade em estomatologia (doenças da boca), pela Secretaria da Saúde de Salvador.

Bruna Barreto
Bruna, filha da professora Léa Barreto, festejou mais um aniversário no último dia 19 de fevereiro. Completou 19 anos de vida e felicidade. A jovem é estudante do curso de Biomedicina na FTC, em Salvador.

Trocando de idade
Dona Rita Pereira dos Santos, mãe do advogado Rogério Pereira e da professora Meire (diretora do Colégio Aprovado), trocou de idade no ultimo dia 20. O níver foi comemorado em sua residência por parentes e amigos. A irmandade da Paróquia de São Roque, onde ela congrega, aproveitou a oportunidade para homenageá-la entoando cânticos religiosos, além do tradicional “parabéns pra você”. O esposo Raimundo Pereira dos Santos e as filhas Cássia e Fátima, também compartilharam desse momento de felicidade.

Com a carteira da OAB
O jovem Afonso Mendes (Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ipiaú) galgou mais um degrau na sua trajetória vitoriosa. Recebeu a credencial oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O documento foi entregue pela presidente da subsecção da OAB/Ipiaú, Maria da Glória Alves. Afonso concluiu o curso de Direito na Universidade Estadual da Bahia e  tem tudo para se tornar um grande advogado.

Aprovado
No  caminho da jurisprudência  também segue Fellipe Santos Silva, filho de Manoel Machado da Silva Filho e Maria do Carmo Santos Silva. Ele passou no exame da OAB e brevemente estará com inscrição regular na entidade.  Graduado pela Facsul/Unime, de  Itabuna, Fellipe atua no serviço público federal como funcionário da agência de Correios, em Ipiaú.

Revelando Rhuanna
“Os leves passos de uma bailarina revelam a delicadeza de uma mulher que dança sobre o vento, e com gestos suaves e bem armados desvenda os mistérios de uma canção que nem mesmo o tempo ousou revelar”. O poema de Gustavo Nascimento tem tudo a ver com Rhuanna Mendes, 19 anos, licenciada em dança pela UESB e professora de ballet clássico. Na noitada artística realizada pelo Fórum de Cultura da Bahia, no Casarão de Zé Américo, Rhuanna mostrou a grandeza da sua leveza cênica. Foi destaque nas performances de “Sertão Brincante” e “Tudo no Timing”. Recebeu aplausos de uma plateia  inteligente que  pediu bis.

Beleza Pura
Emille Calhau, estudante do 3º Ano do Colégio Dom Bosco, filha de Sunelma Calhau e Albérico Moreira, abrilhanta, com seu charme e beleza, esta edição do Giro Social.

Nasceu Iluí
Elis Castro estreia no clube das mamães. Nasceu no dia 21/02, às 17 horas, no Hospital Geral de Ipiaú, o seu primeiro filho: Iluí. É um bebê muito bonito e saudável. Elis e João Barros, o pai da criança, estão extasiados pelo bem que receberam.

Valéria no Chaplin
Na noite dessa sexta-feira, 2 de março,  no Restaurante  Chaplin, em Japumirim, tem a irreverência criativa da  atriz e cantora Divina Valéria, uma das primeiras artistas trans do Brasil. O espetáculo começa às 21 horas.  Nascida no Rio de Janeiro, Valéria  estreou no palco aos 18 anos, contracenando com a amiga e rival Rogéria, no espetáculo Les Girls. Passou uma temporada na França, atuando no “Carrossel de Paris”. Fez shows na Argentina e no Uruguai e atualmente reside em Salvador.

Maria do Milho
Faleceu, no dia 20/02/2018, aos 70 anos, a comerciante informal Maria do Carmo Santos da Silva. Ela  morava na Rua Antonio Barnabé da Silva e passou grande parte da sua vida vendendo acarajé e milho cozido na Praça do Cinquentenário. Ali se estabeleceu desde os tempos  da “Barroquinha da Sorte”. A freguesia lhe chamava “Maria do Milho” e assim ficou conhecida em toda a cidade.

Respeita as minas que a caravana vem aí!
Sunelma Calhau, Kaliana Fontes, Gerusa de Oliveira e Anita Grimaldi (coordenadora local do CREAS), em um momento do encontro preparatório para um grande evento de resistência à violência contra as mulheres. Foi  na última sexta-feira, 23, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú, onde também estavam  a vice-prefeita Margarete Chaves e a vereadora Andreia Novaes, dentre  outros representantes da sociedade organizada de Ipiaú. O assunto em pauta :  “Caravana Respeita as Mina” que brevemente estará passando por esta cidade com o propósito de engajar e sensibilizar a população para a importância da luta contra esse tipo de violência.

Kaliana Fontes que na foto aparece entre  Sunelma Calhau (Diretora de Eventos do Município)  e a socióloga Gerusa de Oliveira, coordena o projeto na  região Litoral Sul da Bahia, onde sete municípios estão incluídos  entre os 100 com maiores índices de feminicídio no Brasil. Ela informa que a caravana é organizada pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) cuja titular é a médica Julieta Palmeira e que  o  projeto  é resultado de Emenda Parlamentar do deputado federal, Davidson Magalhães –PCdoB- ( seu esposo ). Também estavam presentes na reunião de sexta-feira, o  artista Tito da cruz, o Diretor de Cultura, Marcelo Batista e o vereador Erivaldo Carlos (Pery de Margarete).  *A Coluna Giro Social é produzida pelo jornalista José Américo Castro