segunda-feira, 5 de março de 2018

Coluna Na Mira da Política traz os destaques dessa semana

Dobradinha da Oposição
Leur Lomanto Júnior (PMDB) e Sandro Regis (DEM) deve ser a dobradinha que terá o apoio da bancada oposicionista da Câmara Municipal de Ipiaú na corrida eleitoral para a Câmara Federal de Deputados e Assembléia Legislativa da Bahia. Os vereadores Jean Kleber -PTdoB-, Robson Moreira-DEM-, além dos peemedebistas Emerson Fite, Simone Coutinho, Lucas do Social e Andreia Novaes, estão propensos a fecharem questão com essa possibilidade. Cleraldo Andrade sinaliza apoio a Sandro Regis, mas tem Elmar Nascimento -DEM- como seu candidato a deputado federal. Se Ângelo Coronel não emplacar para o Senado as opções de Cleraldo estarão sujeitas a alterações.

E o apoio de Deraldino...
Com Geddel em cana e Lúcio fora do páreo, o ex-prefeito Deraldino Araújo se distancia do clã Vieira Lima e se aproxima de outras lideranças. Os votos que ele já deu a Lúcio podem ir pra Leur Júnior, que também teve seu apoio na eleição passada para a Assembléia Legislativa. Nesse pleito de 2018 anda não se sabe quem será o candidato de Deraldino para deputado estadual. Tem gente especulando e até arriscando a dizer que ele está se aproximando do petista Robinho.

Simip e prefeitura discutem reajuste
No último dia 19 de fevereiro, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipiaú  -SIMIP-  foi até o Gabinete da Prefeita Maria das Graças para abrir mais uma rodada de discussão a respeito do reajuste anual da categoria, além da formatação do novo plano de cargos e salários, cronograma de férias e licenças. Desse dialogo participaram o presidente Jaelson Vasconcelos e os diretores da entidade, Adelson Carvalho e Miguel Barbosa. Do lado da Prefeitura estavam a prefeita Maria das Graças, a secretária de Governo, Vanda Pinheiro e a advogada Fátima Gomes. 

Em tempo: a formação da Comissão de Elaboração do Plano de Cargos e Salários dos Funcionários Públicos de Ipiaú será deliberada na Assembléia Geral Extraordinária que o SEMIP realiza na tarde dessa quarta-feira, 8, no Salão do Plenário da Câmara Municipal. Em pauta também estão as questões do reajuste salarial; revisão de processos administrativos; férias e licença prêmio.
                              
Tiroteio
Além dos habituais ataques da oposição que este ano estão bem mais contundentes, o Governo Municipal vem sendo alvo de saraivadas da própria base aliada. O vereador Lucas de Vavá-PSD-, por exemplo, está cada vez mais rebelde. Na última sessão da Câmara, ele teceu reiteradas criticas ao governo e disse que só se considera membro da “situação” para as coisas que estiverem certas, mas diante do que se apresenta contrário aos interesses do povo ele se coloca automaticamente na  oposição. San de Paulista -DEM- e o próprio presidente da casa, Carlinhos-PP- também deram algumas espetadas na gestão que tanto defendem. Presente na sessão, o articulador político do governo, Antonio Roberto “Palanqueta”, observava tudo e, com certeza, já planejava um meio de contornar a situação.

Areia quente
Reza a sabedoria popular: “O que levanta o rabo do calango é a areia quente”. A necessidade aponta novos rumos, procedimentos mais adequados ao momento político.

Memória feminina na Câmara de Ipiaú
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, coincide com a data da terceira sessão ordinária do terceiro período de trabalhos da atual legislatura da Câmara Municipal de Ipiaú. É um bom momento de lembrar e homenagear as mulheres que exerceram mandato na casa. A primeira foi a comerciária Elizabeth Orrico, eleita pelo antigo MDB. Depois vieram Consuelo Gioconda,Vera Andrade, Jacy Barreto, Terezinha Nascimento, Miralva Rios, Zizí da Silva e Nilzélia. Agora o segmento feminino conta com a representação das vereadoras Simone Coutinho-PMDB- e Andreia Novaes-PMDB-. Na foto que ilustra esta nota aparecem as ex-vereadoras Jacy Barreto, Terezinha Nascimento ( única a exercer a presidência da Câmara) e Zizi Alves.

Raio X na política baiana
Em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, o dono de um lava-jato tentou atear fogo ao próprio corpo dentro do prédio da Prefeitura que tinha com ele uma dívida de pouco mais de R$ 60 mil. O credor é conhecido pelo apelido de “Fala Mansa”. Em Aurelino Leal, sul da Bahia, um cidadão surta, destrói sua residência, e completamente nu invade a casa da prefeita Liu Andrade (PP), localizada na rua principal da cidade. Em Ibotirama, na região do médio São Francisco, presidente da Câmera de Vereadores, Jean Charles Alexandre (PSD), foi preso após ser flagrado por policiais militares com uma pistola ponto 40, que é de uso restrito da polícia. Em Ibirataia, dois vereadores batem boca e partem para a agressão física que só não aconteceu por interferência de terceiros. É a política no interior baiano em excentricidades, indo de mal a pior.

Neto Correria
Bastou o ex-governador Jaques Wagner (PT) ser indiciado pela Policia Federal para que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), pré candidato a governador, iniciasse a correria pelo interior do estado. Há seis meses Neto não arredava os pés da capital e isso motivava criticas por parte dos seus aliados que lhe queriam na correria, igual ao governador Rui Costa (PT), pré -candidato à reeleição.

Título de Cidadão ipiauense 
Muito acertada a iniciativa do vereador Cláudio Nascimento-PSD- em propor a concessão do titulo de cidadania ipiauense para o mecânico Braz Tito da Cruz (Mestre Braz). O indicado é natural de Taperoá, baixo sul da Bahia, tem 88 anos e é morador de Ipiaú desde 1937.  Relevantes serviços já prestados por Mestre Braz a este município, com sua oficina mecânica. O homenageado também se destaca pela sua fé religiosa. Ele é um dos católicos mais assíduos na Paróquia de São Roque. Aprovada a proposição do vereador Cláudio Nascimento, Mestre Braz receberá a honraria junto com seu filho, o artista Tito da Cruz que será agraciado com a Comenda Altino Cerqueira, decorrente de uma indicação do vereador Erivaldo Carlos, o popular Pery do PP.

Sinal do Tempos
“Para quem ainda não entendeu, Braga Netto informou: “O Rio é um laboratório para o Brasil”. Braga Netto é o Interventor Militar no Rio. General, fardado. Seu Chefe de gabinete, Mauro Sinott, é general. Fardado. Secretário de Segurança, Fernandez Nunez é general. Fardado. Entrevista coletiva de Braga Nunes. Com uma ordem para os jornalistas...Perguntas deveriam ser por escrito, antes. Com e-mail e telefone do jornalista. Isso é intimidação. Leva à censura e autocensura. Começa assim. Sabemos como termina.”(Bob Fernandes). *A Coluna na Mira da Política é produzida pelo jornalista José Américo Castro