sexta-feira, 23 de março de 2018

Prefeitura de Ipiaú acelera serviços de limpeza de galerias e recuperação do piso da cidade

Somente neste mês de março foram desobstruídos mais de 35 pontos de esgoto (Fotos: Divulgação).
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Infraestrutura, vem desenvolvendo um criterioso trabalho de recuperação da pavimentação da cidade e limpeza de galerias de esgotos e canais de macro-drenagem, além de outros procedimentos fundamentais ao bem estar da população. Somente neste mês de março foram desobstruídos mais de 35 pontos de esgoto e recuperados 550 metros quadrados de calçamento. Os serviços estão sendo desenvolvidos pela Diretoria de Obras, coordenada pelo técnico Solon Gonçalves que detém muita experiência no setor. Um dos pontos principais da intervenção tem sido o canal de macro-drenagem da Rua Amâncio Felix, no Bairro da Democracia, que se estende por 140 metros e se encontrava praticamente obstruído por grande quantidade de resíduos sólidos. 
A obra contribuirá para minimizar o problema de alagamentos na Rua do Honório, trecho próximo ao Supermercado de Paulo. Na primeira fase da operação, em uma extensão de apenas 30 metros, foi removida uma grande quantidade de resíduos (pneus, garrafas pet, latas), restos de moveis e outros materiais que obstruíam o fluxo da água. Ao longo do tempo o canal ganhou características de rede de esgoto, fato que atrapalha a sua real função. Diversas casas foram construídas sobre a laje de cobertura do canal. Isto dificulta o serviço que vem se processando manualmente e de maneira gradativa. Serviços de drenagem e consertos de esgotos também foram efetuados em outros pontos da cidade.
Pavimentação - Trechos da pavimentação urbana que se encontravam comprometidos por uma série de fatores estão sendo recuperados pela Diretoria de Obras. Dentre estes estão os localizados no Alto da Bela Vista (inicio da ladeira), na região do Centro de Abastecimento,  acesso para Ibirataia, assim como na  Rua Eduardo Tavares, no Bairro São José Operário, e na Avenida João Durval Carneiro, proximidades do Hospital do Estado. A chamada “Operação Tapa-Buraco” terá continuidade por tempo indeterminado. A pretensão da prefeita Maria das Graças é manter o piso da cidade em boas condições e promover a pavimentação de diversas localidades que se encontram sem calçamento. Na última terça-feira ela assinou contratos com a Caixa Econômica Federal para a pavimentação de ruas nos bairro Santa Rita e Popular. Os recursos decorrem de emendas do deputado Mario Junior e totalizam quase R$ 738 mil.*Com informações da ASCOM/Prefeitura Municipal de Ipiaú