quinta-feira, 29 de março de 2018

Prefeitura de Ipiaú garante merenda de qualidade nutricional para mais de 7 mil alunos

A Prefeitura Municipal de Ipiaú tem investido diariamente na formação do cardápio da merenda escolar, para que as refeições servidas aos alunos sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes do município. No município são mais de 7 mil alunos que recebem a merenda diariamente nas escolas e creches, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Parte dos recursos são repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e mais de 60% das compras feitas para a merenda escolar são de recursos próprios do município. 
Uma das principais preocupações da Prefeita Maria das Graças é poder oferecer aos alunos alimentos de total qualidade, com a quantidade adequada para suprir as necessidades nutricionais de cada criança e uma equipe qualificada para a preparação da merenda. “O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma merenda saudável para nossas crianças, pois elas representam o futuro de Ipiaú” conclui a prefeita. A gestora destacou também que a equipe analisa as necessidades de cada criança, principalmente para aqueles que tem restrições alimentares, como alergias e intolerância. Por isso, as nutricionistas Brenda Rabib e Thais Monteiro acompanham semanalmente as preparações e a aceitação da merenda em todas as escolas e creches municipais, que em 2017 obteve mais de 80% de aprovação entre pais e alunos. 

Sobre o abastecimento, a Coordenadora Josélia Vieira, informa que toda semana as creches e escolas recebem os mantimentos conforme o planejamento semanal, com cardápios variados entre os ingredientes: carne bovina, frango, hortaliças, frutas variadas, grãos, laticínios e outros. Frequentemente também as creches e escolas servem saladas de frutas, iogurte com bolachas, frango desfiado com cenoura ralada, arroz e feijão, tiras de carne bovina com cenoura em cubos e arroz, bem como feijão tropeiro, aipim, café com leite, bobó de frango, risoto de carne com abóbora e outros. Nesse sentido, a alimentação nas escolas e creches do município é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico, preparado pela nutricionista.

Todo esse trabalho leva em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças, além de garantir seu bem-estar durante o período em que permanecem na escola. É dessa forma, com trabalho e dedicação que a equipe da merenda escolar da Prefeitura de Ipiaú, vem melhorando a vida das crianças e adolescentes do ensino público do município. (ASCOM/ Prefeitura Municipal de Ipiaú)