quarta-feira, 16 de maio de 2018

Câmara aprova projeto que concede titulo de cidadania à vice-prefeita de Ipiaú

Margareth Chaves é ex-vereadora e atual vice-prefeita de Ipiaú. 
A vice-prefeita de Ipiaú, Margarete Chaves dos Santos Oliveira -PP- entrou na lista das personalidades que serão agraciadas com as honrarias oficiais da Câmara Municipal de Vereadores. O Projeto de Resolução nº 002/2018 da autoria do vereador Jean Kleber da Silva Cunha-PTdoB- garante a ela  o titulo de Cidadã Ipiaunse. A matéria foi aprovada pela unanimidade do plenário em todas as votações a que foi submetida. Natural do município de Milagres, filha de Raimundo Borges dos Santos e Francisca Batista Chaves de Andrade, a homenageada reside em Ipiaú desde o ano de  1978, é casada com  Erivaldo Carlos Oliveira Santos (Pery) e tem uma filha: Erica Chaves Oliveira.  Margarete é uma das lideranças políticas mais atuantes desta cidade. Esteve como vereadora na legislatura passada, compondo a bancada de oposição ao então prefeito Deraldino Araújo. Em seu mandato parlamentar mostrou-se combativa e atuante, sempre norteada pelos princípios elementares da democracia.

Paralelo às atividades políticas, Margarete Chaves realiza um importante trabalho social. Sob a sua direção encontra-se a Fundação Casa de Deraldina de Amparo à Velhice, também conhecida como “Abrigo dos Velhos”, que acolhe dezenas de idosos e teve como fundadora dona Zizinha Nogueira, esposa do ex-prefeito Antonio Lisboa Nogueira. Este casal lhe adotou afetivamente como filha,  dando-lhe boa educação e todas as condições de desenvolvimento. Margarete Chaves tem uma bela história de vida e superação. Foi trabalhadora rural, começou a frequentar a escola (e ser alfabetizada) aos 11 anos de idade. Cursou o ensino médio no Colégio Estadual de Ipiaú onde se formou em professora. Do seu extenso currículo também constam as condições de Presidente do Conselho Municipal de Ação Social (por três mandatos consecutivos), Presidente do Diretório Municipal do  Partido Progressista e coordenadora de bem sucedidas campanhas eleitorais. Em 2016 foi eleita vice-prefeita de Ipiaú.

Na conclusão da justificativa do Projeto de Resolução nº 002/2018 o vereador Jean Kleber da Silva Cunha destaca: “Margarete Chaves dos Santos Oliveira , chegou a Ipiaú com sua simplicidade e generosidade, cativando a admiração e carisma da comunidade ipiauense, prestando relevantes  serviços na área social e atendendo as famílias carentes deste município. Este projeto da minha iniciativa visa outorgar o título de cidadania ipiauense a uma ilustre munícipe que reconhecidamente  prestou sua contribuição colaborando para o pleno desenvolvimento de nosso município”. (José Américo Castro/ASCOM- Câmara de Ipiaú).