sexta-feira, 4 de maio de 2018

Em sessão, comandante da 55ª CIPM explanou sobre a segurança pública em Ipiaú

Major Jocevã Oliveira foi convidado pela Câmara de Vereadores do município (Fotos: Divulgação)
A décima sessão ordinária do atual período legislativo da Câmara Municipal de Ipiaú, aconteceu na noite dessa quinta-feira, 3, tendo como destaque a participação do comandante da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major Jocevã Lima Oliveira, que na oportunidade estava acompanhado de outros cinco oficiais da corporação. Ele compareceu à Câmara em atendimento a um requerimento do presidente José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos)-PP- por sugestão do vereador Lucas de Jesus-PMDB-. Durante a sua explanação, na Tribuna Livre, o comandante   detalhou diversos aspectos da segurança pública neste município e região, disse das causas, consequências e possibilidades de redução da criminalidade, apresentou dados estatísticos da ação policial, ressaltou os programas desenvolvidos e em fase de implantação, assim como respondeu com objetividade as perguntas dos vereadores.
Major Jocevã revelou que o efetivo da  55ª CIPM  envolve cerca  de 100 policiais bem capacitados tecnicamente e  acrescentou que brevemente  este número será ampliado. Também informou que  tropa dispõe de uma frota que atende as necessidades básicas e conta com um bom armamento. Fuzis (762 e 556), submetralhadoras, pistolas ponto 40, espingardas calibre 12, algumas delas adequadas ao uso de bala de borracha, dentre outros instrumentos, fazem parte do arsenal. O comandante salientou  que o bom entrosamento da unidade militar com a Policia Civil vem obtendo bons resultados. Ele também disse que um esforço conjunto no sentido de ampliar o número de câmeras de vídeo monitoramento, instalando-as em pontos estratégicos da cidade e defendeu a regulamentação do serviço de moto táxi como fator importante na redução da criminalidade, já que 99% dos delitos são cometidos por marginais que utilizam este tipo de veiculo.
O major Jocevã reafirmou que o papel da PM é prevenir o crime e que "a segurança é dever do estado e responsabilidade de todos”. Ele também falou da visibilidade da PM nas ruas e da importância da observância das leis, mas lembrou que o Código Penal atual deixa brechas para impunidades. Fez também um balanço de várias ações da  55ª CIPM no decorrer deste ano, destacando apreensões de armas de fogo, drogas, autuação de condutores de veículos por infração de trânsitos, abordagens, prisões de delinquentes e outras situações. Quanto aos recentes homicídios ocorridos na cidade, o comandante disse que a policia já tem os nomes dos autores e que a prisão deles será efetuada, o mesmo ocorrendo com os elementos que fugiram da custodia da Delegacia de Policia local. Após a explanação do comandante da 55ª CIPM, a palavra foi franqueada aos vereadores que foram unânimes em elogiar o trabalho major e da corporação. Ao termino da sessão parlamentares e policiais posaram para uma fotografia. (José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).