quinta-feira, 10 de maio de 2018

Ex-prefeito José Mendonça poderá ganhar título de cidadão de Ipiaú

José Mendonça foi prefeito de Ipiaú por dois mandatos e o vereador mais bem votado do município.
Dentre outras matéria que serão apresentadas ao plenário da Câmara Municipal de Ipiaú, na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 10 de abril, consta o Projeto de Resolução nº 008/2018, da autoria do vereador Lucas Louzado dos Santos, o popular “Lucas de Vavá” -PSD- que objetiva conceder o titulo de “Cidadão Ipiauense” ao empresário, ex-prefeito e ex-vereador José Andrade Mendonça. Depois de ser lido, o projeto será submetido à apreciação das comissões competentes  e, com  a emissão dos pareceres destas, será submetido à votação do plenário. Natural de Ribeirópolis, Sergipe, filho do lendário empresário Mamede Paes Mendonça e dona Lindaura Andrade Mendonça, esposo da prefeita Maria das Graças, três filhos (Flávia, José e Viviane), o empresário José Andrade Mendonça, 79 anos , nasceu no dia 6 de janeiro de 1939, reside em Salvador e tem uma ligação histórica com a política ipiauense. Foi candidato a deputado federal, pelo PTB, em duas ocasiões (1990/94). Pela mesma legenda  concorreu à Assembléia Legislativa da Bahia, na eleição de 1998, obtendo 70% dos votos validos do eleitorado de Ipiaú.

Prefeito duas vezes
Com o carisma em ascensão, José Mendonça persistiu nas investidas políticas, aproximou-se mais da população e adotando um estilo inédito foi às ruas da cidade realizar uma campanha memorável que lhe conduziu à Prefeitura de Ipiaú para o exercício do primeiro mandato, no período de 2000 a 2004. Obteve 1.800 votos a mais que o seu principal concorrente. Concorreu a reeleição e obteve o êxito desejado. Em suas duas gestões implantou um estilo norteado na austeridade e transparência, combateu a corrupção, realizou inúmeras obras nas áreas de habitação, saneamento básico, infra-estrutura e  educação. Incentivou a cultura, investiu na assistência social e promoveu a organização da cidade. Seu grande projeto, a construção do Parque da Cidade, não chegou a ser concluído.

Vereador mais votado
José Mendonça não cumpriu integralmente o seu segundo mandato de prefeito, sendo substituído pela vice Sandra Lemos, entretanto prosseguiu na política local. Filiado ao PP (Partido Progressista) ele optou por uma vaga na Câmara Municipal e foi eleito vereador com mais de 3.000 votos, um record  que ainda não foi quebrado. Assumiu a presidência da Câmara, assim  como a vanguarda da oposição ao então prefeito Deraldino Araújo. Foi um período de intenso debate e sucessivas denuncias, onde prevaleceu seu estilo combativo e polêmico.  O vereador Lucas de Vavá, proponente da homenagem, argumenta que mesmo distante da cidade, nos últimos anos, José Mendonça mantém um relação de amor por Ipiaú e é merecedor de ser reconhecido como cidadão deste município. (José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).