segunda-feira, 28 de maio de 2018

Ipiaú: Espaço do Rio Novo Tênis Clube é invadido pela segunda vez

A PM foi acionada e orientou as duas partes a registrarem a ocorrência na delegacia (Foto: Giro Ipiaú)
No amanhecer dessa segunda-feira, 28 de maio, cinco homens comandados por uma pessoa de prenome Valdeci invadiram o Rio Novo Tênis Clube (RNTC) numa tentativa de ocupação do imóvel que se encontra sob a guarda da Prefeitura Municipal de Ipiaú e vem sendo cobiçado pela especulação imobiliária. A comissão que defende a preservação do espaço, como pertence da comunidade ipiauense, reagiu imediatamente e acionou a Policia Militar, a qual sugeriu que as partes fossem até a Delegacia de Policia local com o objetivo de registrar a ocorrência. O fato promete desdobramentos no decorrer desta semana. Segundo apurou o GIRO, no local, os invasores arrombaram o cadeado do portão de acesso ao clube e se estabeleceram nas instalações até às 7 horas da manhã quando um funcionário da Prefeitura se deparou com a presença deles e alertou as autoridades municipais.
Valdeci (camisa branca) tentou se apossar do local pela segunda vez (Foto: Giro Ipiaú)
Valdeci se diz representante de um empresário que alega ter comprado o terreno, entretanto não apresentou nenhuma ordem judicial que justificasse sua ação, ou qualquer outro documento que comprove a transação. O prédio do Rio Novo Tênis Clube é tombado, através da Lei Municipal nº 2.277, de 02 de agosto de 2017, como Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico do Município de Ipiaú. A decisão decorreu de um Projeto de Lei (nº 010/2017), da autoria do vereador Cláudio Nascimento que tramitou com sucesso absoluto na Câmara Municipal, sendo aprovado pela unanimidade dos membros da casa. No último dia 16 de maio, em Audiência Publica, na Câmara de Vereadores, a  população opinou que o município assuma o RNTC. Na oportunidade, ficou deliberada a criação de uma comissão representativa dos ex-presidentes do RNTC e membros do Coletivo Cultural de Ipiaú para, em assembléia geral, a ser realizada no próximo dia 15 de junho, definir um plano de recuperação do prédio.
Vereador Cláudio esteve no espaço do Rio Novo Tênis Clube e acionou a PM (Foto: Giro Ipiaú) 
Esta é a segunda vez que Valdeci e seus comandados invadem o Rio Novo Tênis Clube na tentativa de se apossar do espaço. As duas tentativas foram frustradas pela reação do município. A disputa começou quando Rita Muniz Fernandes, herdeira do fazendeiro e ex-prefeito José Motta Fernandes vendeu a área de aforamento onde foi erguido há 70 anos o patrimônio físico do clube. Ela adotou o mesmo procedimento em outros terrenos do centro da cidade, numa afronta à Lei do  Usucapião e demais  procedimentos legais. A Comissão Representativa do RNTC tem realizado uma serie de atividades no espaço que já se encontra totalmente limpo e pronto para à ação restauradora. (Giro/ José Américo Castro).