sexta-feira, 4 de maio de 2018

Veja o que é destaque na Coluna na Mira da Política

Rifada 
Depois do afastamento do médico Valnei Pestana, a pedido do mesmo, da pasta da Agricultura e Meio Ambiente, o grupo pioneiro do primeiro escalão do Governo Municipal poderá sofrer mais uma alteração. Cogita-se a exoneração da secretária da Infra-Estrutura, Carla Garcia que apesar de dedicada ao trabalho e afinada com o poder central, sofre resistências por parte de setores da população e é um dos principais alvos da  critica oposicionista. Ela está “rifada”, como se diz no jargão político. Caso confirme a exoneração é provável que Carla Garcia seja substituída por Henrique da Coelba. Do grupo dos primeiros secretários nomeados por Maria, dois (Zenildo e Valnei) já debandaram e um está na iminência de seguir o mesmo caminho. Assim configura-se uma tendência de  reforma do quadro.

Waldemar Santana Sampaio
Aos 88 anos de idade, o empresário e ex-vereador Waldemar Santana Sampaio tem uma história de honradez e valiosa contribuição ao desenvolvimento de Ipiaú, sua terra natal. Ele nasceu na Rua do Emburrado, cresceu trabalhando duro, foi aguadeiro, pedreiro, mestre de obras, quebrou pedra, vendeu ouro e relógios, fez um bom patrimônio, abriu loteamentos que se tornaram em populosos bairros, possibilitando a ampliação da cidade. Evangélico da PIB de Rio Novo, patriarca de uma numerosa descendência, Waldemar se interessou pela política e foi um dos baluartes da direita ipiauense. Militou na antiga ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e no PDS, exerceu quatro mandatos de vereador na Câmara Municipal, três dos quais sem remuneração, e foi duas vezes (1976/1982) candidato a prefeito deste município. Se fosse eleito, com certeza, faria uma administração exemplar. Também exerceu o cargo de Secretário Municipal de Obras e Infra-Estrutura. Atualmente, com a saúde debilitada, Waldemar encontra-se em situação bem delicada. Distante do convívio com a comunidade que tanto preza, mas contando com o carinho da família e o aconchego do lar, resigna-se com a vontade de Deus.

Palanqueta para-choque
Antonio Roberto Evangelista, mais conhecido como “Palanquêta”,  que exerce o cargo de Assessor do Gabinete da prefeita Maria das Graças, com incumbência de articulação política, vem cumprindo a árdua missão de para-choque da administração municipal nas emissoras de rádio da cidade. Recentemente  ao ser entrevistado  no programa “Panorama”, de Beto Marques, na FM Ipiaú, foi bombardeado com um série de perguntas capciosas por parte de ouvintes. Não se sabe se a saraivada foi articulada ou espontânea, mas o certo é que Palanqueta não “pipocou”. Respondeu a todas com competência e boa argumentação, fazendo a defesa do governo, mostrando o que aprendeu em tantos anos de política.

Barra do Rocha
Preocupado com a onda de violência e os últimos acontecimentos registrados  no município de Barra do Rocha, o Presidente da  Câmara de vereadores Washington Mendes Santana reuniu-se com Executivo Municipal nessa última quarta-feira (02), na pauta a criação de uma agenda propositiva para definir ações, implementação de estratégias para garantir integridade física e combater violência no âmbito Municipal. As ações passam por investimentos de curto e médio prazo nas áreas de Educação, social, saúde, desporto e cultura, infraestrutura, geração de emprego e renda, combate a toda forma de discriminação e intolerância, valorização da família, bem como a promoção de direitos. Além de medidas preventivas e investigativas através do fortalecimento do policiamento ostensivo em parceria e cooperação das Polícias Civis, Militares e Guarda Municipal.

Jô da AABB
Na inauguração do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da Fazenda do Povo, um dos políticos mais citados, depois da prefeita Maria das Graças, foi o vereador Josenaldo Jesus, o popular “Jô da AABB”, líder do governo na Câmara e vice-presidente da casa. Tanto o deputados Eduardo Sales e Mário Júnior quanto outras autoridades presentes no evento disseram do empenho do vereador para que a obra fosse feita. Vale salientar que Jô experimenta ascendência em sua trajetória política. Nas oportunidades que teve de assumir, interinamente a Presidência da Câmara, mostrou  competência nos tramites burocráticos e na condução das sessões. É bom esclarecer que foi dele e não do titular Carlinhos o requerimento para que o major Jocevã comparecesse à Câmara e explana-se a respeito da segurança publica no município. A sugestão partiu do vereador Lucas do Social.  

Garfe
Nem tudo em Jô é acerto. O entusiasmo de um discurso prolongado na solenidade de inauguração na Fazenda do Povo ele fazia referencias aos vereadores da base governista, tecendo elogios a cada um deles, quando  citou o nome do oposicionista Lucas do Social-PMDB- como se fosse o situacionista Lucas de Vavá-PSD-. A garfe foi reparada momentos depois, mas Lucas do Social que dias antes havia denunciado o problema do Lixo Hospitalar em uma unidade de saúde da cidade, já tinha recebido o elogio.

Momento de Fite
A denuncia do vereador Emerson Fite-PMDB-, juntamente com seu colega de bancada Lucas do Social, sobre o problema do lixo hospitalar, obteve grande repercussão na mídia eletrônica, inclusive  rendeu uma reportagem na TV Santa Cruz. É inegável que Fite vive um momento de grande visibilidade.

Desemprego no ACM
Morador do Bairro ACM, o vereador Robson Moreira -DEM- convive diariamente com esta comunidade e se deu ao trabalho de fazer um levantamento da questão do desemprego na localidade. O resultado foi alarmante: 80% da população adulta está desempregada. Talvez isto explique o crescente índice de violência no lugar.

Garimpando em Ipiaú
Quem transitou por Ipiaú durante o período do Festival do Chocolate foi o deputado petista Joseildo Ramos. Ele manteve contatos com as bases, elogiou o trabalho da prefeita Maria das Graças e participou do Festival do Chocolate. Joseildo está no segundo mandato como deputado estadual e hoje ocupa o cargo de líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembléia Legislativa da Bahia. O parlamentar é natural de Alagoinhas, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e servidor de carreira do Banco do Nordeste (BNB). Em 2000, foi eleito prefeito da cidade onde nasceu. Seu governo resgatou a credibilidade da administração pública, promovendo o desenvolvimento de Alagoinhas com a melhoria de todos os indicadores sociais e econômicos. Como é praxe de todos os políticos em tempo de campanha eleitoral, Joseildo  garimpou votos nessa visita a Ipiaú

Pânico
Oposicionistas estão em pânico com os riscos de, a qualquer momento, estourar uma rusga séria entre os candidatos a governador do DEM, José Ronaldo, e do PSDB, João Gualberto impedindo que seja viabilizada a desejada unidade entre os dois políticos. Temem, principalmente, pelo temperamento impetuoso de Gualberto  ( primo do ex prefeito José Mendonça),  e a postura pirracenta de Ronaldo.

Conversa de Wagner com Lula
A Coluna Raio Laser/Tribuna da Bahia informa: “Petistas asseguram que a conversa que Jaques Wagner (PT) teve com o ex-presidente Lula não foi animadora, mas serviu para deixar o ex-governador da Bahia de sobreaviso. Em outras palavras, Wagner foi colocado a par de que ainda não pode se fixar na candidatura ao Senado, como originalmente pensou, porque, como dizem os políticos, o jogo ainda não está jogado e o partido pode precisar dele para missões mais altas, o que significa dizer que ele pode vir realmente a ser cogitado para disputar a Presidência da República como o melhor plano B de que os petistas dispõem, pelo menos neste duro momento vivido pela legenda no plano nacional, com consequências ainda imprevisíveis”.

Incentivo Financeiro

A Câmara Municipal aprovou e a prefeita Maria das Graças sancionou o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo efetuar pagamento aos Agentes Comunitários de Saúde -ACNs- e os Agentes de Combate às Endemias -ACE-, a  titulo de incentivo financeiro  profissional, O repasse será de 50% do montante do valor recebido do Governo Federal (Ministério da Saúde) no último trimestre de casa ano, conforme Portaria nº 314 de 28 de fevereiro de 2014. No dia em que a matéria foi votada, em discussão única, os agentes lotaram o Salão do Plenário da Câmara.

Memória
Eles eram adversários políticos, mas quando os interesses de Ipiaú falavam mais alto se permitiam ao dialogo e buscavam os benefícios. Com isso deram boas lições de como deve a relação das lideranças de um município. Exemplos de dignidade e amor à terra, Euclides Neto e Miguel Coutinho administraram pelo povo, com o povo. Entraram na história pelas suas originalidades, com aquele jeito todo especial de quem só quer o bem. Um estilo cada vez mais raro nos dias atuais. *A Coluna Na Mira da Política é produzida pelo jornalista José Américo Castro