quarta-feira, 2 de maio de 2018

Destaques da semana na coluna Giro Social

Pai e Filha com muito carinho
O médico e empresário Leôncio Campos tem um carinho especial pela filha Carolina. Sempre que pode ele está junto dela, conversando, aconselhando, desfrutando da boa amizade, do amor paternal e filial. Carol sente-se  feliz e paparicada.

Curtindo a vida
Aproveitar os bons momentos da vida é algo que Verônica e Cleraldo Andrade sabem fazer muito bem. Eles estão sempre viajando pelo mundo, conhecendo lugares, se colocando em paisagens maravilhosas. O Giro Social flagrou um desses momentos do casal na bela Copacabana, um dos points mais badalados do Rio de Janeiro.

Com as tulipas de NY
Primavera em Nova York: mais de 20 mil tulipas enfeitando o Central Park e junto a elas a fina flor ipiauense Consuelo Jaqueira, residente há muitos anos na mais cosmopolita das cidades.

Com o jazz de Nova Orleans
Outra ipiauense moradora de Nova York é a simpática Eliana Moreira, irmã do vereador Robson Moreira. Amante das artes, principalmente da boa música, Eliana costuma dá uma esticadinha até a multicultural Nova Orleans, no estado  da Luisiana, para curtir um bom jazz. Eliana aproveitou bastante mostrando que está sintonizada com o lema da cidade: Laissez les bons temps rouler – Deixe os bons tempos rolarem.

Nasceu Lívia filha de Paulo César e Luciene
Paulo César, diretor comercial do Giro Ipiaú, anda cheio de felicidade com o nascimento da sua filha Lívia. A mãe Luciene é só alegria e ternura. Lívia nasceu por volta das 17 horas do dia 30 de abril, no Hospital Geral de Ipiaú, pesando três quilos e cem gramas. O parto foi feito pelos médicos Leôncio Campos e Zerlene,  aos quais Paulo César agradece de coração pela competência e dedicação. Mãe e filha estão bem. Saúde, paz, felicidade e vida longa à Lívia.

Laís reina
Com a coroa e a faixa que simbolizam a sua vitória, a modelo Laís Pereira Alves reina absoluta como a Garota Chocolate 2018. Foi a primeira de um concurso que promete ter muitas outras edições. O resultado foi incontestável. A estudante Lorrana que ficou em terceiro lugar, foi campeã de simpatia e educação, sem falar na inteligência que lhe coloca como uma garota diferenciada.

Primeiro níver de Laura
Ingride e Van, festejaram, no dia 14 de abril, o primeiro aniversário de vida da filha Laura, uma menina linda e esperta. Para combinar com a leveza do rosa que prevalecia na decoração do ambiente da festa, Laura e Ingride trajavam vestidos da cor azul celeste.

De volta às origens
Após quase 50 anos distante de Ipiaú, sua terra natal, o fotógrafo Mauricio Cardim retornou às origens. Ele chegou cheio de novidades e com muita arte na bagagem. Em São Paulo, onde morou durante 33 anos, Mauricio atuou como repórter fotográfico de jornais e revistas, clicou artistas em shows e nos bastidores da televisão e emissoras de rádios, fez fotos para capas de LPs e descobriu a arte dos cartões postais. Com estes desenvolveu o projeto “Um Olhar sobre o Brasil”, que pretende mostrar no próximo salão de artes visuais no Casarão de Zé Américo. Cardim que também residiu em  Sete Lagoas/MG e Feira de Santana, reúne em seu currículo mais de 100 exposições individuais de fotografias e cartões postais em diversos Estados: inclusive uma no exterior, em Montreal-Canadá.

Na Chapada dos Guimarães
Diante dos deslumbrantes visuais da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, o médico veterinário José Juscelino Spinola e sua esposa Fátima confirmam compreensões da  grandeza divina, mas  tiveram dificuldade em optar  dentre  tantos atrativos turísticos. O cenário perfeito combina cerrado, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas que enchem os olhos de ecoturistas e esotéricos.

Pedaladas no aniversário de Irlan
O ciclista Irlan Almeida celebrou mais um ano de vida, no dia 20 de abril, com um grande evento esportivo. Pelo terceiro ano consecutivo reuniu parentes e  amigos de pedaladas no “Treinão de Aniversário”. Ocorreram provas nas categorias MTB , SPEED KIDS  e Corrida Cross Cautry. Como presente ganhou  quilos de alimentos não perecíveis que foram posteriormente doados para  famílias carentes de Ipiaú. A comemoração inusitada já vem se tornando uma saudável tradição. “Enquanto Deus conceder vida, quero junto com a minha família e os grandes amigos manter esta maneira de comemorar meu aniversário”, assegurou Irlan.

Romaria em Coaraci
A Paróquia de Nossa senhora de Lourdes, de Coaraci, realizou  a XIV Romaria da Terra e Das Águas. Trata-se de um evento diocesano voltado às reflexões ambientais. Mais de 40 paróquias da Diocese de Ilhéus, marcaram presença na romaria que contou com a participação do bispo diocesano Dom Mauro Montangnoli.
Durante o trajeto que foi animado pela Banda Wêba e o Ministério Trindade, ocorreu o plantio de algumas árvores, em pontos da cidade, como um legado da Romaria. Na Praça de Eventos, onde a romaria foi recebida, o seminarista Nilson fez uma reflexão e conduziu um momento de louvor, seguido  pela animação do Ministério Trindade Santa. Na sequência  aconteceram apresentações teatrais e coreográficas, além de um show com o Padre Cristo. O evento foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo bispo e concelebrada pelos padres presentes, além da benção e distribuição das águas para todos os romeiros.

A arte de Lula Martins
Ilustra esta coluna a tela “Circo”, do artista plástico Lula Martins, um dos ícones do tropicalismo na Bahia, pessoa ligadíssima a Ipiaú. * A coluna Giro Social é produzida pelo jornalista José Américo Castro.