quarta-feira, 13 de junho de 2018

Coluna Na Mira da Política e os destaques da semana

A discreta reforma do secretariado
Henrique é o novo secretário de Infraestrutura do município de Ipiaú.
Sem alarde a prefeita Maria das Graças vem promovendo uma reforma no secretariado municipal. Além da Secretaria de Planejamento e Administração, que já havia trocado de comando no mês de fevereiro deste ano, quando Zenildo Rodrigues, solicitando afastamento, deu lugar à Sandro Gomes de Oliveira, e da pasta da Agricultura e Meio Ambiente, cujo titular Valnei Pestana também pediu afastamento e foi  substituído por Elvidio Antonio, o popular Bino, a reforma teve prosseguimento com novas mudanças. Na  Secretaria de Infra-Estrutura, assumiu Carlos Henrique Romano Pinto (Henrique da Coelba) em lugar de Carla Garcia. Agora, no dia seis de junho, foi a vez do jovem advogado Roney Carvalho deixar o cargo de Procurador Geral do Município, cedendo  lugar  para a advogada Isabelle Velúcia Dias de Araújo. Roney passará a ocupar a função de Diretor do Departamento Jurídico da Prefeitura.

Complexo Esportivo no ACM
Por solicitação do vereador Robson Moreira -DEM- o deputado federal Antonio Imbassahy -PSDB- apresentou uma emenda ao Ministério dos Esportes visando a construção de um Complexo Esportivo no Bairro ACM, em Ipiaú. Recursos na ordem de quase R$ 500 mil já foram empenhados para a realização da obra que terá caráter formativo  educacional, dirigidos a crianças e adolescentes em situação de risco social, com vistas a garantir direito constitucional. Robson comemora a conquista e lembra que o aprendizado ou mesmo a simples participação em atividades físicas deverá estar sempre contextualizado , respeitando as características da comunidade.

Audiência Pública
A Prefeitura de Ipiaú realizou no último dia 30 de maio, no Salão do Plenário da Câmara Municipal, uma Audiência Pública para demonstrar e avaliar o cumprimento do município em relação às metas fiscais, referentes ao primeiro quadrimestre de 2018. Na ocasião, o Secretário de Administração e Planejamento, Sandro Gomes, apresentou os relatórios para a Comissão de Finanças do Legislativo. O evento reuniu representantes da sociedade civil organizada, estudantes universitários, professores, parlamentares e a comunidade em geral. A audiência ratificou o compromisso da atual gestão no que tange à transparência, respeitando às determinações legais, sobretudo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Conquistando Ipiaú
Na foto: Paulo Bonfim (prefeito de Juazeiro), Cleraldo Andrade e o pré-candidato a deputado Isaac Carvalho.
O ex-prefeito e assessor de Planejamento e Parcerias Estratégias da Prefeitura de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho (PCdoB) concorrerá a uma vaga no Congresso Nacional. Sua pré-candidatura a deputado federal vem conquistado espaços em vários municípios baianos, inclusive em Ipiaú, onde conta com o apoio de duas fortes lideranças: o empresário Cleraldo Andrade e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos, cuja maior base eleitoral se concentra no distrito de Córrego de Pedras. Outro ipiauense, Paulo Bonfim, atual prefeito de Juazeiro, está engajado no movimento em favor da pré candidatura de Isaac. Com tanto prestigio não resta duvida que Isaac Carvalho possa ter uma grande votação.

Miro Veloso na política
O cantor evangélico e radialista Miro Veloso é pré-candidato a deputado estadual pela REDE Sustentabilidade. Ele entende que a política é serviço público para o bem comum feito com diálogo, igualdade, liberdade e fraternidade. É de sua pretensão representar, na Assembléia Legislativa da Bahia, os municípios de Ipiaú, Eunápolis e Porto Seguro. Recentemente Miro reuniu amigos na Câmara Municipal de Ipiaú para apresentar suas propostas e colher sugestões a serem implementadas  na campanha. Na oportunidade, Miro esteve acompanhado do pré-candidato a Deputado Federal, Roberto José (REDE),que tem bases nos municípios de Jequié e Jaguaquara.

Crescendo mais e mais
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), tentará a reeleição em outubro com pelo menos 269 prefeitos ao seu lado - o que significa ter 64,5% dos palanques municipais ao seu dispor. Esse número, porém, pode ser ainda maior entre as 417 cidades baianas, já que a migração de prefeitos anteriormente oposicionistas para a base do governo só cresce após o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ter desistido se candidatar ao Palácio de Ondina. Em tempo, uma das primeiras alianças de Rui foi com a prefeita Maria, de Ipiaú.

Unindo Forças
Na corrida pela reeleição o deputado estadual Sandro Régis -DEM- continua unindo forças em diversos municípios baianos. Em recente visita a Ipiaú, ele ampliou seu arco de alianças e mostrou que está apto a ser um dos candidatos mais bem votados neste município. A meta é vencer o candidato da prefeita, deputado Eduardo Sales-PP- , por uma significativa margem de votos. 

Liderança de Deraldino
Ao que parece o ex-prefeito Deraldino Araujo-PMDB- mantém acesa a sua liderança sobre as forças oposicionistas. Ele é um dos apoiadores da candidatura de Sandro Regis e luta para está legalmente apto a concorrer novamente à Prefeitura. No último final de semana Deraldino fez pose entre os vereadores Lucas do Social, Andréa, Simone Coutinho, Jean e Fite que formam a linha de frente do seu batalhão na política local.

O livro de Gilson
Nas horas vagas o prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca, tem se dedicado a escrever suas memórias. Elas serão reunidas no livro “Minha História de Vida” que ele pretende lançar ao final do seu quinto mandato como gestor do município. A obra será dividida em oito capítulos nos quais Gilson registrará vivencias na política, medicina, esportes, sociedade, agropecuária e outras atividades. Certamente não será sonegada a celebre discussão que teve com o governador Antonio Carlos Magalhães, na governadoria, assim como a trajetória de atleta do Esporte Clube Bahia, na década de 1960. Muita coisa há de ser contada.

Título para Lula
Amadurece na Assembléia Legislativa da Bahia a proposta de conceder ao ex-presidente Lula, o titulo de “Cidadão Baiano”. O presidente da casa, deputado Ângelo Coronel informou que a direção do PT já foi avisada da pretensão. Tudo correndo bem a comenda será entregue em Curitiba, onde o homenageado encontra-se enclausurado. 

Sobrou pra Zequinha
O ex-prefeito de Ipiaú, Zequinha Borges amarga a ingratidão involuntária de ser preterido da Comenda Altino Cerqueira. Uma manobra precipitada da bancada da situação que abandonou o plenário momentos antes em que a proposição do vereador Pery seria submetida à votação, lhe deixou sem a merecida honraria.

Baleia
O ex-vereador Euclides José Teixeira Sobrinho, 57 anos, que era mais conhecido pelo apelido de “Baleia” e sofria de obesidade mórbida, faleceu na noite de segunda-feira, 11, em Salvador onde residia, vitima de um ataque cardíaco. Ele exerceu três mandatos na Câmara Municipal de Ipiaú, inclusive tendo sido presidente da casa. Protagonizou uma história polêmica e carismática. Destacava-se pela capacidade de articulação, sabendo cooptar alianças e comandar ações nas campanhas eleitorais, sobretudo na organização dos movimentos de boca-de-urna. Começou no PDC-Partido Democrático Cristão-, ao lado do advogado Idásio Galvão, depois ingressou no PMDB, legenda pela qual exerceu a vereança. Era sobrinho do ex-prefeito Euclides Neto. Seu nome fica no folclóre político do município.  

Emendas Sugeridas por Jô
Algumas das emendas solicitadas pela prefeita Maria das Graças aos parlamentares que representam o município nos âmbitos estadual e federal decorreram de sugestões do vereador Josenaldo de Jesus, o popular Jô da AABB, segundo afirma o próprio. As ações estão voltadas para os setores da saúde, infra-estrutura, esportes e outros segmentos. Alguns desses recursos já foram liberados, enquanto outros se encontram devidamente empenhados e em vias de liberação. No elenco das emendas constam: construção de uma pista de skate; reforma da Praça do Cinquentenário; pavimentação das ruas Roberto Moraes ( no Bairro Popular), Dom Pedro  IIº  E , Sinésio Gabriel; pavimentação da Avenida Idaisio Galvão(Bairro Santa Rita),  construção de uma praça; equipamentos e material para a área de saúde; renovação da frota do SAMU; melhorias habitacionais para o controle da doença de chagas; melhorias de sanitários domiciliares; carro pipa com a capacidade de 10 mil litros; ambulância tipo A e um trator com implementos agrícolas.
*A coluna é produzida pelo jornalista José Américo Castro