GIRO SOCIAL: nossa terra, nossa gente

sexta-feira, março 06, 2015
Perfil/Marina Menezes
Marina Reis Menezes, 17 anos, natural de Ipiaú, filha do radialista Marcelo Santos e da administradora Eliana dos Reis, é estudante de Direito na Unifacs e pretende tornar-se  uma magistrada renomada. É com esse foco que ela tem se empenhado nos estudos e buscado mais conhecimento. A leitura é uma das fontes onde Marina sacia essa sede de saber. Nos momentos de folga a jovem acadêmica curte música, com preferência para o gênero rotulado de “Sertanejo Universitário”, e também assiste bons filmes nos cinemas de Salvador, cidade onde reside atualmente. Um dos seus sonhos é conhecer a Europa. Apesar de não ser chegada aos esportes, confessa ser torcedora do Flamengo, sem paixão. Do signo de Áries, Marina Menezes, cujo aniversário de nascimento acontece no próximo dia 24 de março, é do tipo determinada que preza pela  independência e luta por um mundo melhor. Tal determinação ela sintetiza com a seguinte frase: ”Nunca desista dos seus sonhos”.

Capinan na luta pela reativação do museu
“Ipiaú é um município com muita acumulação de história e um museu pode ser um ponto de referência do seu passado e presente, além de  um bom instrumento para se trabalhar o futuro”. A declaração do poeta tropicalista José Carlos Capinan vem de encontro à necessidade de reativação do Museu do Lavrador, fundado pelo seu amigo Euclides Neto e atualmente desativado por absoluta falta de interesses das autoridades locais. Capinan lembra que Euclides tinha uma visão diferenciada e sabia que museu não é um lugar onde se guarda as coisas na prateleira e sim um espaço propicio para se conversar e colocar a história no seu curso. O celebre poeta que já esteve em Ipiaú, a convite e na companhia de Euclides, aproveitou o contato com a reportagem do Giro para mandar um recado aos artistas e intelectuais desta cidade: “A todos os  criadores ipiauenses, eu quero desejar sucesso e muita energia pra continuar transformando, com poema, cinema, música, os espaços que  ocupamos na intenção de melhorar o território humano, o homem dentro de sua casa, que é o planeta Terra”.

Sucesso na imprensa nacional
A jornalista Cynara Menezes é uma ipiauense que vem imprimindo estilo inteligente na famosa revista Carta Capital e no site “Socialista Morena”, publicação que lhe rendeu o Troféu Mulher Imprensa 2013, na categoria Mídias Digitais. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia e com doutoradoem Literatura Espanhola e Sul Americana pela Universidade Autônoma de Madri, Cynara iniciou sua trajetória no extinto Jornal da Bahia, depois passou pelas redações dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, assim como nas revistas IstoÉ /Senhor, Veja e  Vip. Na Carta Capital, Cynara desenvolve o jornalismo político sendo encarregada  da cobertura do Congresso Nacional,  em Brasília (DF). Recentemente Cynara retornou a Ipiaú para participar da festa do 94º aniversário de sua avó Abigail Oliveira Moreira (dona Bisa).

Hotel Glória
O realce está mais em cima, no primeiro andar deste casarão azul de ampla sacada e janelas em arcadas, bem ao estilo barroco, na Praça Virgilio Damásio. Neste prédio funcionou o HOTEL GLÓRIA, ponto chic da Ipiaú dos anos 50, 60 e 70 do século passado. Ali se hospedavam as autoridades, os artistas famosos, os ricos empresários e aconteciam reuniões importantes, como o jantar em comemoração à fundação do Rotary Clube. O empreendimento hoteleiro decorreu de uma iniciativa do Sr. Rafael Sampaio, cidadão que deu valiosa contribuição nas fundações do Rotary, Rio Novo Tênis Clube, Clube Rio das Contas, dentre outras referencias históricas desta cidade. O espaço merece ser tombado como patrimônio histórico de Ipiaú

Nota Póstuma
Augusto Francisco Cardoso, 70 anos, solteiro, faleceu no dia 1º de Março deste ano de 2015, em decorrência de complicações orgânicas, agravadas pelo diabetes. Ele era comerciário aposentando, tendo trabalhado na histórica Loja Céu de Estrelas. Também foi jogador de futebol do Vasco da Gama , Ipiaú E.C  e outros times desta cidade. Irmão biológico de Cardoso e Créo, craques que fizeram historia nas primeiras formações da Seleção de Ipiaú, “Augustão”, como era popularmente conhecido,  tornou-se  membro da PIB de Rio Novo e nesta congregação religiosa se destacou como atuante evangelizador . Nos momentos de folga se dedicava às pescarias, com tarrafas, nos rios que banham esta localidade. Seu temperamento alegre permitiu que se tornasse muito querido pela população. Deixou saudades. 

Aniversariantes 
Leobino 8.8
No último dia 27 de fevereiro, o Sr. Leobino Ferreira dos Santos emplacou 88 anos de vida. Muitas lembranças lhe vieram na oportunidade. Recordou da infância na zona rural de Senhor do Bonfim, onde nasceu e de onde veio caminhando (nos anos 30) com um grupo de retirantes da seca até o sul da Bahia. Passeou pelo tempo em que trabalhou para o lendário Edizio Muniz Ferreira (o maior cacauicultor do mundo) como cabo de turma na Fazenda Liberdade, em Barra do Rocha, e chegou à convivência com  os irmãos Cesário e Emidio Barreto, nas imediações da Rua do Sapo. Casado com dona Ernestina Ferreira dos Santos, seu Leobino tem cinco filhos, vinte netos e dez bisnetos, além de uma gratidão imensa por Ipiaú que lhe acolheu como filho e lhe dedica muito respeito e consideração.
Amarelinho mais velho
Foi cumprimentado no dia do seu aniversário (04/03) o radialista Norman Suarez, mais conhecido com Amarelinho. Ele é considerado um dos comunicadores mais atuantes e polêmicos do sul da Bahia, com programas de grandes audiências nas principais emissoras de rádios da região. Parabéns!
Dona Bisa
Viúva do saudoso comerciante Braz Alves Moreira, a senhora Abigail Oliveira Moreira (dona Bisa) chegou aos 94 anos com muita saúde e paz. A festa do seu aniversário, no primeiro dia deste mês de março, reuniu parentes e amigos que lhe encheram de carinho. Natural de Itiruçu, dona Bisa tem sete filhos (Maria, Marilene, Ivone, Ademildes, Luis, Dulce e Rita), quatorze  netos, dezessete bisnetos e um tataraneto. Seu nome sempre foi honrado nesta cidade. Que Deus lhe dê muitos outros anos de vida.
O Dia de Barbara
15 de Março é dia do aniversário da jovem Barbara Silva Santos, funcionária concursada da Câmara Municipal de Ipiaú, gente boa de verdade.  Este ano a data coincide com um domingo, o que significa um tempo livre para Barbara curtir tudo de bom que merece.
Bruna Novais
A jovem Bruna Souza Novais festejou os seus 10 anos de vida, no dia 27 de fevereiro. A garota é filha de Mara e Noel Novais (o popular “Himan” da Itaipava) e tem muita meiguice e educação. Estuda o quinto ano, gosta de fazer pinturas em telas e aprecia receitas culinárias. Apesar da pouca idade Bruna já entende que para a humanidade viver em harmonia é necessário respeitar as diferenças e cada pessoa amar ao próximo como a si mesmo.

ZapZap
Josué Ribeiro, 29 anos, divide com seu colega “Amarelinho”, na Ipiaú FM, a apresentação do programa Noticias em Foco, um dos lideres de audiência do radiojornalismo matutino regional. Até chegar a esse pico de popularidade o moço das “noticias do mundo inteiro”, passou por   emissoras do Sistema Pazzi de Comunicação (Rádio Povo), pela FM Ubatã, com o programa “Enfoque Geral”, pela Netinho FM, de Ibirataia, e a FM Itagibá, além de um breve período na Radio Educadora de Ipiaú. Sua capacidade permite ir bem mais adiante. Pode apostar.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou a aprovação, terça-feira (3), na Câmara dos Deputados, do projeto de lei  que classifica o feminicídio como crime hediondo e o inclui na condição de homicídio qualificado. O texto modifica o Código Penal para incluir o crime - assassinato de mulher por razões de gênero - entre os tipos de homicídio qualificado. O projeto vai agora à sanção presidencial. Entre 2000 e 2010, cerca de 40 mil mulheres foram mortas no Brasil. Destas, mais de 40% das vítimas foram assassinadas dentro de suas casas, muitas pelos companheiros ou ex-companheiros. 
A equipe campeã do Iº Torneio de Basquete de Trinca Atividade Três, realizada na manhã do dia 1º de Maio, na Praça Dr. Salvador da Matta esteve formada com os seguintes atletas: Fôfo, Leiser, Thiago Rialle e Samir Pará. Um bom público prestigiou o evento que contou com o apoio da Diretoria de Esportes do Município e homenageou o ex-jogador Alan Atividade, vitima de um latrocínio na cidade de Itabuna. Alan era um dos maiores incentivadores da pratica do basquetebol em Ipiaú. 
Membros da família Cardoso, se reencontraram em Ipiaú por um motivo de ordem superior; o falecimento do irmão Augusto. Na oportunidade eles permitiram um registro fotográfico no Giro. Vinicius, Loloi, Virginia, Carlinhos “Catatau”, Maria, Marta, Irai, Ariane, Norma, Jaíldo, Tânia, Liu e Belená, aparecem na foto e demonstram a certeza de que a vida continua.
Personagem da Feira Livre de Ipiaú, Joilson “Ibitupã” é vendedor de requeijãoe apaixonado torcedor do Bahia ,além de xerifão do baba do Só de Onda, no areião Arara. Fica aqui a nossa homenagem a esse incansável batalhador.  
Buscando mais aproximação com o rabino, Charles Lima, difusor do judaísmo em Ipiaú, esteve em São Paulo, oportunidade em que visitou a réplica do Templo de Salomão edificado pela Igreja Universal. 
O Juiz de Direito Hilton Gonçalves de Miranda, titular da Vara Crime da Comarca de Ipiaú, tem se caracterizado como um dos mais atuantes que já passaram por esta cidade. Desde que assumiu o cargo na comarca, em outubro de 2013, já promoveu dez sessões de júri popular e prolatou inúmeras sentenças em audiências. No próximo mês de abril acontece mais um júri. Vamos torcer para que o magistrado permaneça por aqui por mais tempo.

Um Capitulo DeMolay em Ipiaú
Será na tarde deste sábado, 7, no Salão Nobre da Loja Maçônica Fraternidade Rionovense  a solenidade de instalação do Capitulo DeMolay Edward Pereira Oliveira. Trata-se de uma organização juvenil com propósitos filosóficos, filantrópicos e sem fins lucrativos. Seu objetivo é trabalhar jovens de 12 à 21 anos de idade, para que se tornem  melhores cidadãos e líderes. Essa formação  se processa  através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade, enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. A Ordem DeMolay atua alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. No ano passado aconteceu no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú uma encenação dos fundamentos da ordem, oportunidade em que alguns jovens ipiaúenses (foto) que formarão o Capitulo DeMolay Edward Pereira Oliveira, mantiveram contatos o pessoal de Jequié que já vivencia a experiência.

De Tarde

Tarde tão clara, tão viva, perfeita.
Sorrisos ao vento, sorrindo,correndo, dizendo desejo.
Na copa da arvore uma réstia de sol coroa teu ser.
Serenos, tranqüilos, tão cheios de cor, caminhos infinitos cobertos de amor.
Diante das flores, distante do mundo.
Diante dos tiros, distante da morte.
Nas tardes lavadas em águas de março, em passos de paz deixavas teu rastro.(José Américo Castro).