Beber quatro cafés por dia está longe de fazer mal à saúde


A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) recomendou oficialmente que o consumo diário de cafeína não ultrapasse 400 miligramas para um adulto, ou seja, o equivalente a pouco mais de quatro expressos. Para as gestantes, essa recomendação cai para 200 miligramas por dia, e para crianças e adolescentes, o cálculo é de 3 miligramas por quilo. Segundo a EFSA, para além desse limite há riscos à saúde, sobretudo problemas cardiovasculares. A EFSA explica que: “O risco para a saúde não é enorme, mas ele existe. A principal mensagem é que os consumidores devem levar em consideração as diferentes fontes de cafeína, além do café.” De fato, o órgão europeu se debruçou sobre os riscos causados pela cafeína “proveniente de todas as fontes alimentares” e sobretudo dos energéticos. As conclusões foram obtidas após a análise de 39 pesquisas realizadas em 22 países europeus, que no final envolveram mais de 66.500 pessoas. A frase que ficará dessa meta-análise (feita sobre a base de dados obtidas de outros estudos) poderá ser: “Não se deve beber mais de quatro cafés por dia”. Do outro lado do Atlântico, as pessoas preferem ver o copo (de café) meio cheio. O Comitê Consultivo para as Recomendações Alimentares dos Estados Unidos (Dietary Guidelines Advisory Committee) também acaba de publicar um documento que menciona, pela primeira vez, o café. Ele chegou mais ou menos às mesmas conclusões que os europeus, mas as formulou de forma diferente. Na verdade, observou que existe uma série de indícios bem fortes para dizer que o consumo de 400 miligramas de cafeína por dia não é nocivo para a saúde, e tem até efeitos positivos. 
“O café é uma mistura complexa de produtos químicos, e seus benefícios para a saúde ainda não estão claros”, relata o jornal britânico “The Guardian”. Mas, pela primeira vez, essa agência de regulação norte-americana diz oficialmente que o café não é fundamentalmente ruim para você, apesar de sua reputação. *Informações do Uol Saúde.