Giro Social; destaques da semana


Movimento

A bailarina ipiauense Manoela Paulina em ensaio coreográfico com seu colega, também ipiauense, Carlos Henrique, da Faculdade de Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É a arte que lhes move.

O Brasil homenageia o ibirataiense Ruy César

Dentre as 29 personalidades premiadas pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2015, está o saudoso Ruy Cézar Costa Silva. Ele teve grande ligação com o município de Ipiaú, inclusive aqui morando durante uma boa parte da sua vida. A homenagem aconteceu na noite da última segunda-feira (9), no Palácio do Planalto, em Brasília, com as presenças da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que pessoalmente entregaram as condecorações. Ruy Cézar (“in memoriam” ) era natural de Ibirataia e se destacou nacionalmente como diretor teatral, dramaturgo, ator, figurinista e cenógrafo. Também atuou nos movimentos estudantil e sindical. Foi o primeiro presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) eleito por voto direto, em 1979. Além de ter contribuído para a cultura brasileira, também realizou diversas ações culturais na América Latina, África, Europa e Ipiaú. Morreu aos 57 anos, em junho de 2013.

Ricardo
Domingo, 15 de novembro, é data do aniversário do jovem Ricardo Oliveira. São quatro anos de uma vida cheia de amor, alegria e travessuras. Seus avós, Tereza e Renato, estão radiantes, o mesmo ocorrendo com Lutiane, seus primos, tios e  amiguinhos. Um detalhe: Ricardo é apaixonado por carros, especialmente fuscas. Na foto ele aparece ao lado da prima Raquel.
Tia Jussi
O aniversariante Ricardo é sobrinho da competente repórter Jussiara Oliveira que tem em seu currículo atuações em diversas emissoras de rádio da região, sendo que há setes anos consecutivos integra a equipe Rádio Povo (Am) de Jequié e tem graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus XXI (Ipiaú).
Fátima Lucas
A funcionária da Câmara Municipal de Ipiaú, Fátima Lucas, trocou de idade nessa quinta-feira, 11. Ela vem se recuperando de uma cirurgia e se encontra na certeza de que “as armas de um vencedor é usar a fé como escudo e DEUS como guia”.

Marcio e Eliana
O engenheiro Marcio Passos e a professora Eliana Cunha Passos, inteiraram 29 anos de casados, na última quinta-feira, 12. Domingo, dia 15, experimentam a felicidade de ver o casamento da filha Marcele cm o genro Isaque. Desejamos saúde e vida longa ao simpático casal e aos noivos. Marcio e Eliana são naturais de Ipiaú e residentes em Ilhéus. 
  
Memória
Versão Vascaína
No ano de 1979, o time do Vasco da Gama tradicional representante da Avenida São Salvador já começava a ser chamado de “o Vasco de Santinho”, em homenagem ao seu dublê de jogador e dirigente que também era conhecido de “o Rivelino de Dário Meira”. Nessa época a equipe estava formada com: Zezé, Orlando, Edilson, Egildo, Renildo e Orlando Queiroz (em pé). Valmizinho, Alírio , Dute, Santinho, Barbosa e Guerreiro (agachados).
90 Anos de Euclides Neto
Se vivo tivesse, ele completaria, no dia 11 de novembro, 90 anos de idade. Em algumas fatias desse tempo compartilhei da sua amizade, colhi depoimentos, realizei entrevistas, aprendi lições importantes. Nem tudo concordei,  nem idolatrei, mas muito assimilei. Simplicidade foi uma virtude que lhe norteou e demonstrou sua inteligência e grandeza. Em sua memória doutor. “Um homem assim não morre nunca. Viva Euclides Neto! (Giro/José Américo Castro).