Coluna Política na Mira: veja os destaques dessa semana

Novo Secretário de Administração de Ipiaú
A convite da prefeita Maria das Graças, o contador Sandro Gomes de Oliveira assumiu a titularidade da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura Municipal de Ipiaú. Ele substitui o professor Zenildo Santos que pediu exoneração do cargo para cuidar dos seus empreendimentos na iniciativa privada. Natural de Itagibá, 47 anos, graduado em Ciências Contábeis pela FIJ (Faculdades Integradas de Jequié), o novo secretário é detentor de vasta experiência no setor administrativo, tendo prestado consultoria em diversos  municípios da Bahia e Alagoas.  No governo do ex-prefeito José Mendonça, ele atuou como Controlador Interno e Secretário de Planejamento e Orçamento. Além de Ipiaú, Sandro de Oliveira prestou serviços nas prefeituras de Itagibá, Jitaúna e Cardeal da Silva. Dentre outras atividades nesses cargos, acumulou experiência em planejamento orçamentário; acompanhamento e elaboração de PAA, LDO, LOA; elaboração de minutas de Projetos de Lei;  abertura de Créditos Especiais, elaboração e apresentação de audiências públicas junto ao Poder Legislativo, assim como acompanhamento e participação na elaboração de respostas das prestações de contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios -TCM-.

De olho na Câmara
O radialista Naciel Ramos, anda assanhado com a possibilidade de assumir uma vaga na Câmara Municipal de Ipiaú. Isto porque um vereador lhe confidenciou vontade de se licenciar do cargo. Na última eleição municipal, Naciel concorreu pelo PSD, obteve 333 votos e ficou na primeira suplência da coligação “Ipiaú vai voltar a crescer”. Agora está na expectativa de assumir o mandato, mesmo que temporariamente.

Na disputa dos votos 
Se nenhum candidato da terra entrar no cenário, a disputa da maioria dos votos do eleitorado de Ipiaú para a Assembléia legislativa deve ser polarizada pelos deputados Eduardo Sales-PP- que tem o apoio da prefeita Maria das Graças, e Euclides Fernandes-PDT-, apoiado pela vice-prefeita Margarete Chaves. Os dois parlamentares são da base governista estadual. No “arrastão” pelo crescimento dos seus apoiadores, Euclides trouxe para suas fileiras os vereadores Lucas de Vavá e San de Paulista que integram o grupo da prefeita na Câmara Municipal, além de Pery, esposo de Margarete. Já os vereadores Jô da ABB, Carlinhos (Presidente da Câmara) e Claudio Nascimento seguem fies à orientação de Maria, ou seja, fechados com Eduardo Sales. Vamos esperar pra ver quem tem mais farinha no saco.

Vou ou não vou?
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), avalia não disputar a eleição para o governo da Bahia. São vários os motivos para a dúvida. Ele teria de renunciar em abril para concorrer, enquanto seu principal adversário, o governador Rui Costa (PT), pode buscar a reeleição no cargo, o que lhe dá vantagem. Se perder para o petista, Neto ficaria sem mandato até 2022, tempo demais longe do eleitor para quem depende de votos. A legislação eleitoral o impede de tentar voltar à prefeitura em 2020, porque isso seria considerado um terceiro mandato consecutivo. Outra condicionante é que, se Rui Costa conseguir a reeleição para o governo, o PT vai para 16 anos de poder consecutivo e sofrerá o desgaste natural do tempo, enquanto Neto tem grandes chances de terminar o mandato de prefeito bem avaliado. *As informações são da colunista Andreza Matais/Estadão

Graduado em Direito
Depois de muita peleja, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ibirataia, Caio Pina,  conseguiu se formar  em Direito. Acostumado ao debate, tarimbado na argumentação, ele decerto não terá dificuldade para o exercício da profissão que requer boa oratória, conhecimentos das leis  e  astucia. Se adiante resolver retornar à política estará muito mais preparado para o exercício do mandato.

Ipiauense entre os melhores prefeitos da Bahia
O ipiauense Paulo Bonfim pontuou como o segundo melhor prefeito da Bahia, conforme avaliação da UBD (União Brasileira de Divulgação), sediada em Recife. Gestor do município de Juazeiro, Paulo Bonfim perdeu apenas para o prefeito ACM Neto, de Salvador. Da lista dos 10 melhores tem a seguinte sequência: 3° Luiz de Deus - Paulo Afonso, 4° Jailma Dantas – Banzaê, 5° Elmo Vaz – Irecê, 6° Antônio Chaves - Jeremoabo, 7° Adriano Lima – Serrinha, 8° Moema Gramacho - Lauro de Freitas, 9° Bino da Saúde – Laje, 10° Herzem Gusmão - Vitória da Conquista. Para chegar a esta classificação a UBD avaliou os critérios de Infraestrutura, Assistência Social, Educação, Saúde, Transparência Pública e comprometimento com a sociedade.

Irmãos Metralhas
Longe de imaginar as acusações futuras, ainda na luta contra o capitalismo que tinha como um dos símbolos o avarento arquimilionário, “Tio Patinhas”,  personagem das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados da Disney, o metalúrgico e combativo sindicalista Lula (Luís Inácio da Silva) vestiu uma camisa com a estampa dos “Irmãos Metralha”. Estes personagens criados por Carl Barks  são ladrões atrapalhados que tentam roubar a caixa forte de Patinhas e sempre estão levando a pior.  Em tempo: Os Metralhas são identificados pelo número 176-671, 176-761, 176-176, ...

Meu pirão primeiro
Com a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os partidos que costumavam apoiar o PT nas eleições trabalham para lançar seus próprios candidatos. No PDT, o nome é Ciro Gomes. O PCdoB já lançou a deputada estadual Manuela D'Ávila. E o PSOL espera a filiação do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos. Assim confirma-se a máxima popular:”Farinha pouca,meu pirão primeiro”

Escancaração
Do jornalista Bob Fernandes: “Só depois de Lula condenado, a escancaração: 17 mil magistrados, ministros, juízes, etc. recebem R$ 817 milhões/ ano como auxílio-moradia.R$ 3,2 bilhões em quatro  anos, desde que o ministro Fux tornou legal o auxílio-moradia. Tornado legal, mas profundamente imoral. Mais ainda quando embolsado pelos que foram transformados ou auto-escalados ícones da moralidade. Quando não heróis”. *José Américo Castro/Giro Ipiaú