Secretaria de Educação de Ipiaú realiza Jornada Pedagógica 2018

A Prefeitura de  Ipiaú, através da Secretaria de Educação e Cultura, iniciou na manhã da última  terça-feira, 6,  a Jornada Pedagógica 2018, que reuniu os professores, coordenadores, diretores e vice-diretores das  escolas da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de prepará-los para ano letivo  que tem inicio no próximo dia 15. Tendo como tema: “O ensino deve favorecer a arte de agir” (Edgar Morin), o evento contou com a participação da prefeita Maria das Graças e dos secretários Alan Márcio Vitorino, de Educação, e Vanda Pinheiro, do Governo, dentre outras lideranças do município.
Após a solenidade de abertura, na manhã de terça-feira, no  auditório da AABB, a psicopedagogoa Suely Nery, realizou a palestra “Afetividade nas relações de trabalho”. Em seguida foi a vez  da mestranda em Educação pela UAA, Ana Teressa Moitinho, explanar sobre o tema : “Habilidades e Competência- momento teórico, construção de conceitos e analise destes na BNCC”. Na sequência, concluindo o ciclo de palestras do dia, foi a vez a vez da mestra e doutora em Educação, pela UFBA, Daniele Freire, trazer o tema: “Avaliação para a construção de saberes”. Em um bate papo com o público presente o secretário de Educação, Alan Vitorino, apresentou um detalhado demonstrativo dos investimentos direcionados ao setor no decorrer da sua gestão.
A Jornada seguiu na manhã dessa quarta-feira, 7, na Escola Celestina Bitencourt, com uma sessão plenária, envolvendo mais de 300 professores. Depois foram realizadas oficinas com os temas: “Educação Especial-Inclusão X Integração”; “Educação Infantil e Creches”; “Fundamental I e “Fundamental II”, ministradas  pelas professoras Harlie Silva Souza, Shirlene Gomes e Leila Costa. No turno vespertino os professores foram para as suas respectivas escolas a fim de realizarem as atividades próprias de cada  unidade escolar.Nesta quinta-feira, último dia da Jornada , o público alvo é o pessoal de apoio, merendeiras e porteiros. A eles serão direcionadas, no auditório da Celestina Bitencourt, as palestras: “Cuidado e manuseio com os alimentos e higienização da cozinha”, apresentada pela nutricionista Brenda Agle Habib; “Cuidados com a Postura”, cujas palestrantes são a enfermeira Hellen Mainart e a fisioterapeuta Hélida Guimaraes.  *José Américo Castro