Mulheres são maioria e ocupam cargos importantes no município de Ipiaú

Nesta quinta-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A comemoração resulta de uma série de lutas por melhores condições de trabalho que tiveram início na segunda metade do século XIX, nos Estados Unidos e na Europa, e prosseguem nos tempos atuais. Em Ipiaú, assim como no Brasil, a mulher vem conquistando espaços em todos os setores, marcando posição nos campos sociais, políticos e econômicos, garantindo seu empoderamento em funções que tradicionalmente eram exercidas pelos homens. Nos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, deste município, elas predominam. Constituem a maioria na população e o eleitorado, ocupam os cargos mais importantes e crescem a cada dia.

Mulheres são maioria
De acordo com o censo de 2010 a população feminina de Ipiaú supera a masculina em 728 indivíduos. São 22.559 mulheres para 21.831 homens. É provável que no próximo censo a quantidade de  mulheres esteja bem maior. No eleitorado local o gênero feminino corresponde a 54,50%, enquanto o masculino é de 45,50%, ou seja, são 15.446 mulheres para 12.894 homens. Este contingente foi determinante para a eleição da prefeita Maria das Graças e da vice-prefeita Margarete Chaves. Ao formar o seu secretariado a prefeita garantiu o maior espaço para as mulheres. Das nove pastas, seis são ocupadas por elas. O elenco se encontra assim constituído: Vanda Pinheiro de Andrade- Secretaria de Governo; Carla Garcia- Infra-Estrutura; Meirinha Alves- Saúde; Nena Costa- Assistência Social; Maria José Moreira (Zezé) – Finanças e Vera Andrade- Desenvolvimento Urbano. No segundo escalão a presença feminina também é marcante. A primeira mulher a exercer o cargo de prefeita de Ipiaú foi a economista Sandra Lemos.

Na Câmara
Ao contrário da Prefeitura e da própria sociedade ipiauense, as mulheres são minoria na Câmara Municipal. Na atual legislatura, o gênero é representado pelas vereadoras exerceram mandato, sendo que uma delas, Terezinha Nascimento, ocupou o cargo de presidente. A primeira mulher eleita para o Poder Legislativo ipiauense foi a comerciária Elizabeth Orrico. Concorrendo pelo MDB, na eleição de 1972, ela obteve  221 votos e exerceu o mandato no período de 1973/77. Do seleto grupo iniciado por Elizabeth Orrico constam os nomes de Consuelo Gioconda, Vera Andrade, Jacy Barreto, Terezinha Nascimento, Miralva Rios, Zizí da Silva, Nilzélia Maria, Margarete Chaves(atual vice-prefeita do município), Simone Coutinho e Andréia Novaes.

O direito de votar e concorrer a cargos nos poderes Executivos e Legislativos foi conquistado pelas mulheres com muita luta. A primeira prefeita eleita no Brasil e na América do Sul foi Luiza Alzira Soriano Teixeira. Isso aconteceu no pleito de 1928, no município de Lages, Rio Grande do Norte. Concorrendo com um homem, Dejanira, com a idade de 32 anos, obteve 60% dos votos. Na Bahia, a pioneira foi Dejanira Resende de Souza que no ano de 1958 foi empossada prefeita no município de Belmonte. 

No Poder Judiciário
Atualmente, na Comarca de Ipiaú, três mulheres exercem a magistratura e duas  marcam presença no Ministério Público. A juíza Leandra Lopes Leal, é titular da Vara Crime, enquanto na Vara Civil, a titularidade está a juíza Mariana Ferreira. No Juizado Especial a titular é a juíza Janine Soares de Matos Ferraz. As Promotoras de Justiça, Larissa Avelar e Santos e Suzila Ribeiro Machado, são respectivamente titulares da 3ª e 4ª Promotoria. Na presidência da Subsecção da OAB/Ipiaú se encontra a advogada Maria da Gloria Alves. A escrivã titular da Vara Crime é a serventuária Odete Clemente de Moura. No setor também atuam as técnicas judiciárias Ana Carina Oliveira Santos e Fabiana Pereira da Silva Cardin. Emily Menezes Santos atua como Diretora de Secretaria da Vara Civil, onde as técnicas judiciárias são Natalice Jesus dos Santos Menezes e Samille Barreto Nascimento. Maria Isabel Santana Santiago Madeiro é a Oficiala de Justiça. No cargo de Administradora do Fórum Jorge Calmon está a serventuária Ione Silva Paneli. A analista judiciária Thaise Neves Sampaio é a atual Chefe do Cartório da 24ª Zona Eleitora. (Giro/José Américo Castro).