Destaques da Coluna Social do GIRO

domingo, agosto 05, 2018
Casamento no Vasto Horizonte
Foi ao por do sol, do dia 28 de julho, na Fazenda Vasto Horizonte, em Tapirama, o casamento de Lucas Silva e Renata Dias. A celebração da cerimônia ficou a cargo dos pastores Clécio da Luz Souza e César Farias, enquanto o orador foi o pastor Edson Santos, da Igreja Batista Sete de Setembro. O noivo é filho de Milton, ex prefeito de Gongogí. A natureza, captada pelas lentes do fotografo Gilson Santos, abrilhantou o momento sublime.

Lavínia Calumby com o brilho da Tropical Soul
Nativa da Vila de Barra Grande, Península de Maraú, a modelo Lavínia Calumby faz sucesso em Nova York , onde, recentemente, fotografou no Chelsea, bairro trendy da cidade, a campanha de lançamento da coleção “Tropical Soul”, da joalheria brasileira Essere. Em 2016, ela foi eleita Miss Mundo Bahia e, a partir daí tornou-se celebridade no mundo da moda. A família de Lavínia é bastante conhecida na cidade de Ipiaú. Ela é neta de doutor Calumby e Zui Muniz, filha deTony Calumby e Sandra. 

Dinha
“Então já chegou Agosto/É o ano do meio pro fim/Mais uma ruga no rosto/Outra rosa no meu jardim/O tempo que tenho exposto/Não tem nada de ruim/Eu até penso o contrário/Olhando pro calendário/Imagino coisa assim: A cada ruga nova é Deus provando/ Que vive a cuidar de mim”. O poema de Jenário é muito apropriado pra falar de Dinha (Cristina Silva dos Santos) que completou 87 anos no dia 30 de julho e entrou no mês de agosto com a força da renovação. Ela é a minha querida madrinha, ajudou a criar os filhos da professora Emeríta e de seu Américo Castro. Na foto exibe toda sua ternura com meu neto João.

Novo livro de Rogério Ferrari
O fotógrafo e antropólogo ipiauense Rogério Ferrari lançará neste mês de agosto, em Salvador, mais um livro. Dessa vez, ele aborda os povos indígenas da Bahia. Suas lentes captaram imagens das tribos Tumbalalá, Tupinambá, Kiriri, Kantarurê e Karirí-Xocó/Fulnió, que foram reproduzidas em preto e branco na obra intitulada  “PARENTES”.O trabalho integra o projeto “Existencias-Resistencias” que através da fotografia informa e ressalva a luta dos povos por autonomia e autodeterminação. A série tem resultado de viagens de Rogério por diversos países e contatos com os povos palestinos, curdos, zapatistas, saaruis, kaiuvá guarani, ciganos e mapuches, dentre outros.



Formatura de Virginia
A  jovem Virginia Sande Santos, filha de José Antonio dos Santos Filho e Diveli Oliveira Sande, colou grau em odontologia pela Faculdade de Ilhéus.  A solenidade da formatura  foi  nesse sábado, 4, no Centro de Convenções de Ilhéus. Na sexta-feira, 3, aconteceu  um culto ecumênico em ação de graças na Catedral de São Sebastião. A festa comemorativa foi no Batuta.

Geraldo
Na companhia da família Mendonça há 40 anos, o garçom Geraldo trocou de idade no último dia 29 de julho. O niver foi comemorado na Fazenda Oceania, com as presenças de parentes e amigos, dentre os quais, a prefeita Maria das Graças. Ela, em nome da família, agradeceu a Geraldo por tantos serviços prestados e lhe desejou muita saúde e paz.

Georgelita Bacelar
Uma Moção de Felicitações por parte da Câmara Municipal de Ipiaú, a pedido do vereador Jean Kleber da Silva Cunha, muitos abraços, beijos, mensagens de carinho e consideração marcaram o aniversário da professora Gergelita Bacelar, ex-secretária de Educação do município e pessoa de muita competência profissional. A troca de idade foi quinta-feira, 2 de agosto.

Na Casa de Dera
Em momento social, numa noitada especial com o ex-prefeito Deraldino, os jovens Thais Barros, Álvaro Jardim, Caio Souza, Vinicius Fernandes e Daniel Floquet. Algumas articulações da juventude oposicionista fora idealizadas nesse encontro na casa de “Dera”.

Em memória de Cajina
Pérola fina de uma família de craques, ex-funcionário dos Correios (agencia de Ipiaú) e da Prefeitura Municipal de Salvador, memorável jogador do futebol ipiauense, Jorge Francisco Cardoso, o popular Cajina, faleceu no último dia 29 de julho (domingo) em uma unidade hospitalar em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Ele tinha 62 anos, sofria de diabetes e vinha fazendo tratamento de hemodiálise. O óbito ocorreu ao ser submetido a uma cirurgia. Cajina deixou mulher, Rita Ribeiro, três filhos: Ricardo, Juliana, Luiza, e muita saudade naqueles que lhe conheceram e aplaudiram seu futebol elegante e seu jeito simples de bom cidadão

Segurança Leão de Judá
Deus está no controle de tudo e sabe a quem conceder o direito de cada coisa. Foi com sua permissão que o vigilante Carlos Alberto Oliveira (Beto) investiu numa empresa de segurança que vem realizando um ótimo trabalho em Ipiaú e região. A “Segurança Leão de Judá” dispõe de profissionais competentes, capacitados, que tem garantido a tranquilidade em diversos eventos sócio-culturais.
Na Festa de São Pedro, o pessoal da Leão de Judá trouxe tranquilidade para os artistas que se apresentaram no palco principal. Constantemente a equipe, liderada por Beto, é requisitada para colaborar com a manutenção da ordem em concorridos festejos. Beto, o comandante da turma, também trabalha como vigilante da agência local do Banco do Brasil e já exerceu o mesmo serviço na Caixa Econômica Federal, como funcionário da empresa Vipac. Ele é casado com dona Luciene Lima de Oliveira e tem um filho, de 8 anos, chamado  Riquelme. A Segurança Leão de Judá tem endereço na Travessa Carlos Borges, 34, em Ipiaú.
*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro