Ipiaú: Prefeitura e Secretaria de Saúde intensificam distribuição de medicamentos nas ‘Farmácias Básicas'

sexta-feira, agosto 31, 2018
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Saúde, segue fornecendo gratuitamente, medicamentos necessários aos tratamentos dos principais problemas de saúde que acometem a comunidade. As farmácias das unidades seguem com seus estoques de medicamentos, insumos e componentes básicos estratégicos para atender à população ipiauense. Atualmente, a Secretaria Saúde conta com vários tipos de medicamentos, dentre os quais, para diabetes, hipertensão e asma. São entregues aos usuários nas Unidades de Saúde da rede, no horário das 08 às 12h e das 14 às 17h.
É importante reforçar que para o usuário ter acesso aos medicamentos é necessário a prescrição médica como também o cartão do SUS e o cartão família. A maioria dos medicamentos distribuídos, faz parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Esta relação compõe os medicamentos financiados pelo SUS. Os usuários de medicações psicotrópicas (controladas) também têm acesso aos remédios. Muitos destes medicamentos estão sendo adquiridos com recursos próprios da prefeitura. Esta ação diferenciada, facilita o acesso dos pacientes, que muitas vezes, não têm condições de adquirir a medicação. A dispensação no CAPS é feita das 08 às 12h de segunda a sexta-feira.

A Assistência Farmacêutica faz parte da política de saúde e é fundamental para a promoção do acesso aos medicamentos de forma regular para a população. “O trabalho realizado sob o comando do Coordenador Alan Souza é muito importante para a política pública na saúde, pois são realizados o fornecimento e as informações necessárias sobre cada medicação, promovendo o uso correto dos remédios na prevenção de doenças e promoção da saúde”, disse Meirinha Alves, Secretária de Saúde de Ipiaú. *Nota da Dircom/Prefeitura