Ipiaú: Secretaria de Ação Social entrega carteiras que garante Transporte Interestadual gratuitos a idosos

sexta-feira, agosto 31, 2018
Cumprindo uma determinação da Lei 10.741/03 do Estatuto do Idoso, a Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Ação Social, fez a entrega de 47 carteiras do idoso. Esse documento garante a pessoa a idosa acima de 60 anos, que não tenha como comprovar renda individual acima de 2 (dois) salários mínimos, acesso gratuito ou com desconto de no mínimo 50%, em transportes interestadual rodoviário, ferroviário e aquaviário.

Na oportunidade, foram entregues 6 (seis) passes livres; esse que garante a pessoa com deficiência física e comprovadamente carente, o acesso gratuito intermunicipal e interestadual nas mesmas modalidades acima citadas. O passe livre é oferecido a pessoas com deficiência física, mental, auditiva, múltipla, ostomia e com doença renal crônica e que seja de baixa renda.

Para a emissão de ambos os documentos, faz-se necessário que o idoso se dirija a Secretaria de Ação Social, se inscreva no Cadastro Único e receba o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número em mãos, poderá solicitar os documentos. “Estamos apenas fazendo valer um direito que já é deles, garantido por Lei, para que possam visitar parentes e amigos que moram distantes sem precisar custear as passagens nos veículos de transportes. A Lei preconiza isso! É preciso que os idosos conheçam o seu Estatuto e exijam os direitos”, disse Nena Costa, Secretária de Ação Social do município de Ipiaú. (Dircom/Prefeitura)