Ipiaú vence Ibirapitanga na segunda rodada do Intermunicipal

domingo, agosto 19, 2018
Balotelli marcou o segundo gol de Ipiaú (Foto: Giro Ipiaú/Rober Mattos)
Jogando em casa, no estádio Pedro Caetano, na tarde desse domingo, a seleção de Ipiaú, enfim, conseguiu vencer no Intermunicipal 2018. O selecionado ipiauense superou a equipe de Ibirapitanga pelo placar de  2X1, pela segunda rodada da competição. Os gols da seleção de Ipiaú foram marcados por Esquerdinha e Balotelli. O próximo desafio da seleção ipiauense é na cidade de Ubaíra, que acabou empatando dentro de casa com Jaguaquara por 1X1. Com a vitória de hoje, Ipiaú assume a vice liderança do Grupo G (veja outros resultados). O jogo foi transmitido pelo GIRO em parceria com Rádio Livre (105 FM) e a ITANET (provedor de Internet) nas redes sociais (facebok e Youtube).

O Jogo - Por Romário Henderson

A Seleção de Ipiaú recebeu a Seleção de Ibirapitanga e venceu pelo placar de 2 a 1, gols de Esquerdinha e Balotelli. Como de praxe, o torcedor marcou presença em número considerável em apoio pleno a Ipiaú. O técnico Fernando Sobrinho promoveu três mudanças em relação ao time que iniciou a partida na derrota diante de Jaguaquara. Entraram Ismael “Cebinho” na vaga de Cris, na lateral esquerda, o atacante Secão substituiu Fofão e o centro avante Balotelli fez a sua estreia no lugar de Pedro.

Quando a bola rolou, Ipiaú se impôs, tentou encurralar o adversário fazendo aquela pressão costumeira de equipes copeiras, e logo conseguiu abrir o placar em chute de Esquerdinha. O gol desestruturou o esquema de jogo do técnico Netão, da Seleção de Ibirapitanga, que seria esperar para jogar no erro de Ipiaú, saindo em contra-ataques.

Com o placar adverso, Ibirapitanga tentava timidamente sair, mas nitidamente é uma seleção muito fraca tecnicamente, carente de um bom coletivo, sem destaque individual, sem bom preparo físico, extremamente limitada. No entanto, em bola parada, a bola foi alçada na área de Ipiaú, e o zagueiro Rogério, de cabeça, subiu livre para empatar. Erro crasso de posicionamento que deverá ser corrigido pelo técnico Fernando ao longo da semana, sobretudo por se tratar do segundo gol de bola parada dos três sofridos.


O empate permitiu Ibirapitanga voltar à estratégia inicial de jogar no erro de Ipiaú, mas isso não funcionou bem porque faltava qualidade em Ibirapitanga. Mas antes do fim do primeiro tempo, em cruzamento oriundo de um escanteio, o atacante Balotelli marcou seu primeiro gol a camisa de Ipiaú. Um grande destaque negativo na equipe de Ipiaú foi o lateral direito Fábio, muito mal na parte ofensiva e defensiva, deixando muitos espaços, sendo extremamente improdutivo e ineficaz quando ia ao ataque. É preciso dar uma chance a Sávio na próxima partida, que não é nenhum grande jogador, mas pode ser uma opção melhor nesse momento.

No segundo tempo, o rendimento de Ipiaú foi muito pior, muito apático, sem o controle da posse de bola, demasiadamente recuado e, para piorar, substituições demoradas e equivocadas. Faltava velocidade a Ipiaú, uma válvula de escape para puxar contra-ataque, então era jogo para Cebolinha ou Jhon, mas Fernando preferiu sacar Esquerdinha, de forma equivocada, para a entrada de Igor. Fernando queria retomar o controle do meio campo, mas deveria sacar Balotelli, pois estava cansado e é um jogador de características semelhantes às de Fofão, que aliás, substituiu Secão ainda na primeira etapa e não disse a que veio, muito pesado, muito lento e não segurava uma bola na frente, foi muito mal.

Só depois dos 30 minutos Fernando optou pela entrada de Jhon. O time ainda criou situações de gol com Cebinho e Fofão, mas ambos falharam no arremate. Fim de jogo. Vitória de Ipiaú por 2 a 1. Resultado fundamental, mas futebol abaixo da crítica. O torcedor precisa ter paciência com essa seleção, que é limitada, mas na base da organização e superação, pode surpreender. Destaco Grilo e Rilex como os melhores em campo, com uma menção honrosa para o goleiro Raí, muito seguro quando exigido e Natan, jogando o velho feijão com arroz, sem comprometer. A próxima partida será no domingo (26), em Ubaíra contra a seleção local. (Giro/Romário Henderson)