Conselho Municipal de Segurança Pública de Ipiaú será eleito nesta segunda

domingo, setembro 30, 2018
Acontece nesta segunda-feira, 1º de Outubro, às 20 horas, no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, a eleição da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Publica (CONSEP) do Município de Ipiaú. Momentos antes serão apresentadas as chapas que concorrerão ao pleito. Qualquer cidadão poderá integrar as chapas, desde que tenha ficha limpa, bons antecedentes, seja maior de idade e capaz. 

A Comissão Provisória encarregada da elaboração do processo eleitoral  está  assim constituída: Major PM Jocevan Lima Oliveira (Comandante da 55ª Companhia Independente da Policia Militar); Antonio Ênio de Jesus (Representante da Loja Maçônica Fraternidade Rionovense) e Esaú Santos Neto (Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL- de Ipiaú).  O conselho tem como objetivos a discussão de propostas, debates e estratégias, entre as forças policiais, poder público e sociedade civil, para a segurança no município.

Dentre outras atribuições compete ao CONSEP: analisar e sugerir medidas para elaboração da política municipal de segurança pública; zelar pela efetivação de ações voltadas para a prevenção da violência e o combate à criminalidade; gerir, fiscalizar, acompanhar e avaliar a aplicação de recursos e o desempenho dos programas financiados pelo Fundo Municipal de Segurança Publica ( FUMSEP); realizar as diligencias necessárias ao esclarecimento de dúvida quanto à correta utilização do FUMSEP por parte das entidades beneficiárias; propor critérios para a celebração  de contatos ou convênio  entre os órgãos governamentais na área de segurança publica. 

O CONSEP promoverá periodicamente debates com a população, com vistas  a informar sobre ações  e projetos municipais na sua área de atuação e receber sugestões e reclamações de qualquer interessado. (Giro/ José Américo Castro).