Nordeste concentra maioria dos que não buscam mais emprego

quinta-feira, setembro 20, 2018
Seis em cada dez trabalhadores brasileiros desalentados (que desistiram de procurar emprego) estão no Nordeste, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (20).

O desalento no Nordeste é expressivamente maior do que o observado em outras regiões do país. O Sudeste abarca 21,4% dos desalentados do país, seguido pela região Norte (10,9%). A população desalentada é definida como aquela desistiu de procurar trabalho e está fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não consegue trabalho adequado, ou não tem experiência ou qualificação, ou é considerado muito jovem ou idosa, ou porque não há trabalho na região – e que, se tivesse oferta de trabalho, estaria disponível para assumir a vaga.

Os dados do estudo do Ipea se referem ao segundo trimestre deste ano e foram compilados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Entre abril e junho, a quantidade de desalentados no país era de 4,8 milhões. *As informações são do G1