O Cacau ganha evidência na 30ª ExpoIpiaú; evento começa hoje no Parque de Exposições

quinta-feira, setembro 27, 2018
O cacau é um dos principais temas em evidência na 30ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ipiaú que teve início na manhã desta quinta-feira, 27, e prossegue até o próximo domingo, 30, com uma programação que envolve diversas atividades, inclusive espetáculos musicais. 

O ciclo de palestras  foi inaugurado, nesta data, com os temas: “Beneficiamento do Cacau (Colheita e Fermentação) para Fabricação do Chocolate  e “Importação e Exportação de Cacau, Ameaças e Oportunidades”, apresentados respectivamente pelo professor Ivan Pereira, do IF Baiano e Adilson Reis, empresário, analista e consultor do mercado.

Na manhã de  sábado, 29,  às 7 horas, os produtores visitarão fazendas onde se adota a diversificação de cultivos e agro industrialização do cacau, assim como o sistema de cacau irrigado. Em seguida, às 11 horas, no Parque José Thiara, o empresário Lucas D’Avika (da Minas Bomba) apresenta uma  palestra sobre “Irrigação do Cacaueiro”.

Livro
Ainda nesse sábado, no mesmo horário e local, acontece a mesa de escritores da região e  o lançamento do livro “Cacau-Cultivo, Pesquisa e Inovação”, da autoria do professor José Olímpio de Souza Júnior, da Uesc. 

A publicação envolve diversos pesquisadores especialistas no assunto, que trazem para o público os resultados de pesquisas recentes sobre o tema. O autor é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1993), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV (1997), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas), pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, Professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz -, José Olímpio de Souza Júnior tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição e adubação de plantas, cacau (Theobroma cacao), produção de mudas em substratos. No domingo às 15 acontece o tradicional concurso de “Quebra de Cacau”. (Giro/ José Américo Castro).