Saiba qual a cidade do interior da Bahia mais interessada em Bolsonaro, segundo o Google

quinta-feira, setembro 27, 2018
A cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano, registrou o maior interesse proporcional de buscas na internet pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) dentro do estado, segundo o Google Trends. Guanambi, do Sudoeste, e Porto Seguro, também do Extremo Sul, aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Ilhéus, no Sul, e Barreiras, no Oeste, completam o ‘top 5’.

Teixeira de Freitas ficou com a nota 100 – ou seja, foi a cidade baiana em que a procura por Bolsonaro teve a maior proporção dentre todas as buscas feitas no Google naquele município. Guanambi, em comparação, teve nota 90 (proporção 10% menor), e Porto Seguro, 87. Isso não significa que Teixeira de Freitas teve o maior número absoluto de buscas no Google por Bolsonaro, e sim a maior concentração. O recorte é do início da campanha, no dia 15 de agosto, até a última terça-feira (24).

Único no interior

Ainda segundo o Google Trends, Bolsonaro é o único presidenciável com relevância de buscas no Google em cidades menores da Bahia. Os demais obtiveram proporção notável de buscas – e assim apareceram na ferramenta – apenas em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, os três maiores eleitorados do estado.

Haddad forte em Feira

No mesmo recorte, o candidato Fernando Haddad (PT) despertou mais interesse de buscas no Google em Feira de Santana. A cidade do Centro Norte baiano aparece com a nota 100 – lugar onde, portanto, a proporção foi maior. Salvador vem em segundo lugar com 93. Vitória da Conquista vem em terceiro com 86, sendo a última a aparecer no ‘Trends’ de Haddad.

Demais candidatos

Ciro Gomes (PDT) teve maior interesse de buscas em Salvador (nota 100), com Feira de Santana em segundo lugar (80), sendo as duas únicas cidades. Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (REDE) só despertaram um interesse relevante dos usuários do Google na capital baiana.

Google Trends?

Os dados são do Google Trends, ferramenta desenvolvida pela empresa para mostrar tendências de buscas dos usuários do Google. O ‘Trends’ mede a proporção das procuras por determinado termo dentre todas as buscas feitas num município. Quanto maior a proporção, maior a nota. Se não houve proporção relevante, a cidade não aparece na ferramenta.