Grupo de voluntários quer limpar área do Rio de Contas que passa em Ipiaú

quinta-feira, outubro 25, 2018
No último domingo, um grupo de voluntários realizou a limpeza na área próxima a Av. São Salvador.
Um mutirão de limpeza do Rio de Contas, realizado no último domingo, 21, nas imediações da Avenida São Salvador, foi o primeiro passo para um grupo de defensores do rio que deseja estender a ação por toda área do Rio de Contas que corta a cidade de Ipiaú. 
Na tarefa árdua do domingo foram removidos das margens e ilhas do rio uma grande quantidade de lixo (sacolas, pneus, jante de bicicleta, garrafas pets...). A ação contou com a participação de dezenas de pessoas e teve o apoio de alguns comerciantes. 
Em contato com nossa reportagem, o ambientalista Valmir Roque dos Santos, mais conhecido como Luquinhas, informou que o próximo mutirão está programado para o dia 02 de novembro, feriado nacional. "Nossa intenção é fazer esse trabalho em toda a margem do rio na área urbana, do Parque de Exposições até depois do Bairro Aparecida", comentou.
O movimento organizado por defensores do rio espera contar com apoio do poder público municipal e mais comerciantes. Para a realização dos mutirões geralmente é oferecida uma feijoada ao final dos serviços. Também é necessária a aquisição de alguns materiais de segurança para os voluntários. 
Apesar de bastante importante para a cidade de Ipiaú, o Rio de Contas recebe pouca atenção das autoridades municipais. Nas estações mais quentes do ano ele costuma receber um grande número de banhistas, que ignoram os perigos de contaminação e buscam se refrescar do calor. 

O Rio de Contas nasce na Serra da Tromba, entre as cidades de Piatã e Rio de Contas, passa por vários municípios e deságua no Oceano Atlântico. Seus principais afluentes no Território do Médio Rio de Contas são os rios Preguiça, Jequiezinho e Gongogi. A Bacia do Rio de Contas é uma das 16 da Bahia e contribui para atividades irrigação, geração de energia, mineração além do abastecimento de cidades pertencentes ao perímetro. (Giro Ipiaú)