Dida Pestana apresentará tese na Irlanda; veja mais destaques do Giro Social

terça-feira, outubro 16, 2018
A fisioterapeuta Maria Dida Silva Pestana estará em Dublin, na Irlanda, no próximo dia 25, para apresentar na 25ª Conferência Anual ISOLOQ, a tese  “Efeito da esteira Pilates versus caminhada na qualidade de vida de mulheres com obesidade abdominal, resistência à insulina e DHGNA”. 

O evento é uma promoção conjunta da Sociedade Internacional para Pesquisa de Qualidade de Vida e do Comitê de Programa Científico.  

Drª  Dida  é  Diretora Técnica da CLINICA SEMPRE (Centro de Fisioterapia e Assistência Médica ), fundadora e ex-diretora técnica da Clinica Clifimed ( 1985-2005) e coordenadora do Serviço de Fisioterapia Hospitalar do Hospital e Clínica São Roque - Ipiaú (desde 2012), além de professora  adjunta da UESB -Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-, onde ministra a disciplina  Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia. Cursos de Pilates para Reabilitação vem sendo ministrado por Dida desde o ano de 2004. Ao participar da Conferência Anual ISOLOQ, a competente fisioterapeuta ipiauense amplia a sua qualificação e honra o município onde mora e ama.

Mostra Cultural no Colégio Dom Bosco
Com o tema África e Brasil - história e cultura, o Colégio Dom Bosco realizou mais uma Mostra Cultural. Os alunos representaram as raízes brasileiras com teatro, dança, homenagem à Nelson Mandela e muito mais. A Mostra foi baseada e teve o mesmo título do livro escrito por Eduardo D'Amorim, ganhador do Prêmio Jabuti, presente no evento. Na foto o escritor e as diretoras do colégio.

Mãe e filha 
Na foto, a jovem Amora Menezes Oliveira Santos, de 16 anos, completados no último dia 02 de outubro. Do lado dela, a mãe Jomara Menezes Oliveira. Amora nasceu na Primavera e veio trazer flores, luz e amor para a família e amigos.

Destaque no Setor Lojista
A nova geração de empresários de Ipiaú tem dado exemplo de determinação e perseverança. É acreditando na força da terra que ela cresce e se fortalece a cada dia, promovendo o soerguimento da economia local, abrindo perspectivas, ampliando empreendimentos. Exatamente nesse contexto situam-se o jovem empresário Lenival Santana Cunha Neto e sua esposa Ioná Machado da Silva. Foi  reconhecendo a contribuição que eles vem dando ao desenvolvimento do comércio de Ipiaú e ao fortalecimento da economia local, que a Câmara de Dirigentes Lojista de Ipiaú, aproveitou o momento da 30ª Exposição Agropecuária para lhes prestar uma sincera e justa homenagem. O casal foi agraciado com um troféu de Destaque no Setor Lojista. Em tempo: Lenival e Ioná são proprietários do Shopping das Rações e do Moinho Ipiaú.

Musa
Concorrendo com outras nove candidatas, a universitária Stéphanne Maria Silva de Jesus, 18 anos, conquistou o titulo de "Musa da Expo Ipiaú 2018. Morena, 1,70cm e 60 Kg bem distribuídos, estudante do curso de Direito pela Faculdade de Faculdade de Ciências e Tecnologia – FTC- de Itabuna, a garota é filha do vereador Jô da AABB e dona Vera Lucia Silva. A beldade participou do concurso representando a loja SUPER MODAS. A beleza fashion de Stéphanne é certeza do brilho de Ipiaú nas passarelas da Bahia.

Homenagem à Maria
Como não poderia deixar de ser, a Expo Ipiaú também homenageou a prefeita Maria das Graças. Após o momento solene da homenagem ela fez pose ao lado do presidente do Sindicato Rural, Edilton Oliveira, e do promotor cultural do evento, Tito da Cruz. Autentico retrato da diversidade.

Livro
O lançamento oficial do livro “CACAU- Cultivo, Pesquisa e Inovação”, foi no Espaço Antonio Calumby, Parque José Thiara, no dia 29 de setembro. A obra organizada pelo professor e engenheiro agrônomo José Olímpio de Souza Júnior, com textos 51 profissionais especializados em pesquisas da cacauicultura.
A publicação é da Editora da Uesc ( Editus), tem 558 paginas, 17 capítulos e capa produzida pela advogada e artista plástica Jane Hilda Badaró. O autor/organizador é natural de Ipiaú filho do fazendeiro Zeca Souza e da professora Terezinha.

Adelson em multiplicidade
Adelson Carvalho, poeta, filosofo, historiador, sindicalista, contador de causos e criador  de dálmatas, Adelson Carvalho ficou mais velho  no dia 11 de outubro. Entretanto se renova com a vitalidade do bom humor. No Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipiaú e do Vale do Médio Rio das Contas, onde atua no cargo de secretário, Adelson é uma liderança incontestável.

Enzo e Isabelle
Filhos do cantor Sikiling e de Vanusa, os meninos Enzo e Isabelle crescem com o dom da arte. São cênicos em todos os momentos, até diante de um dog cheio de mansidão. No último dia 9 Enzo inteirou quatro anos de idade.

Niver de Natália

Em tempo  de evolução a jovem Natália Santos trocou de idade no dia 7 de outubro. Recebeu os parabéns de parentes e amigos e agradeceu todo o bem que Deus lhe deu.

Professora Italva

Patrimônio educacional do município de Ipiaú, referência de inteligência e  boa vontade, a professora Italva com a grandeza do seu sorriso, ilustra esta coluna. Ela é merecedora de muito respeito e continuas homenagens.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro