Ipiaú: Moradora da Carlos Gomes reclama de infestação de escorpiões em terreno baldio

quarta-feira, outubro 03, 2018
Uma moradora da Rua Carlos Gomes, centro de Ipiaú, reclama das condições de um terreno baldio, localizado ao lado de sua residência, e que segundo ela, tem causado transtornos e perigo. "O lugar está jogado as tralhas, cheio de mato alto e com infestação de escorpião. Minha vizinha encontrou um na coberta e eu encontrei outro entrando na minha casa. Precisamos que o dono ou órgãos responsáveis tomem uma providência", comentou a moradora. 
As altas temperaturas da temporada primavera verão, e o período de chuvas, que, muitas vezes não refrescam o ambiente, ainda ajudam na proliferação de insetos dentro de casa. Os cuidados e a atenção devem ser redobrados nesta época para evitar riscos maiores para a saúde da família, quando aumenta muito o número de acidentes com escorpiões nas residências. 

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é o que tem maior presença e causa mais acidentes. A picada do animal pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, pois seu veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso periférico.

As estatísticas mostram maior incidência desses animais nos meses de chuvosos, entre dezembro e janeiro, sendo que os idosos e as crianças são os mais predispostos a riscos fatais com a picada do animal. O escorpião alimenta-se de baratas e aranhas, podendo sobreviver sem alimentação por um tempo prolongado.