Ipiaú: Secretaria de Saúde finaliza Campanha do Outubro Rosa com caminhada

quarta-feira, outubro 31, 2018
Dezenas de pessoas saíram em caminhada pelas principais ruas e avenidas de Ipiaú, na manhã dessa terça-feira (30), com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados a serem tomados a respeito da prevenção do Câncer de Mama. Segundo estudos realizados e dados colhidos pelo Instituto Nacional do Câncer, (INCA), em 2018, mais de 59 mil casos de câncer serão diagnosticados no Brasil por ano. 

O mesmo estudo indica que a cada 10 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvam a condição da doença. As informações desses dados alarmantes posicionam neoplasia como a segunda causa que mais acomete e mata mulheres em todo Brasil e que diante dessa realidade a melhor medida é a prevenção. Visando inibir esse avanço no município, a Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Saúde, debateu de forma ampla essa temática, onde durante todo mês, as unidades de saúde receberam equipes que que visitaram os postos de atendimento e realizando diversos eventos, a exemplo de: feiras de saúde, palestras salas de espera e nas comunidades falando de prevenção e conscientização sobre a doença. 

Segundo Josenilda Miranda, Coordenadora da Atenção Básica, a Secretaria contou com o apoio irrestrito das Secretarias de Educação e Ação Social, fechando o Outubro Rosa e abrindo o Novembro Azul, que agora volta a sua atenção aos homens para prevenção ao câncer de próstata. Josenilda salientou ainda que, a caminhada foi de grande valia pois a população principalmente o comércio local, recebeu de braços abertos a iniciativa reconhecendo a importância da conscientização para a prevenção do câncer no homem e na mulher.

“Sem sombra de dúvidas, o resultado foi alcançado. Distribuímos mais de 500 mamografias, oferecendo prevenção e cuidados a todas as mulheres que buscaram cuidar da saúde. Avançaremos rumo ao Novembro Azul com a mesma força que carregamos o Outubro Rosa, afim de alcançar novos resultados positivos, frisou. ” 

*Nota da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Ipiaú