Governo da Bahia quer fechar Complexo Integrado de Educação de Ipiaú, antigo Modelo

quinta-feira, novembro 29, 2018
Anuncio foi feito pela direção do colégio aos pais dos estudantes na noite dessa quinta-feira.
Após a ameaça de fechar o turno vespertino do Colégio Estadual de Ipiaú (CEI), a Secretaria de Educação do Estado comunicou, por meio do NTE 22, à direção do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (antigo Colégio Modelo), que a unidade não poderá realizar novas matrículas de turmas do 1º Ano do ensino médio. Segundo apurou nossa redação com a direção da escola, a informação recebida na última terça-feira, 27. A justificativa do Governo seria a contenção de gastos. Com a decisão, o colégio só seguiria com as atividades até que as turmas do 2º e 3º ano concluíssem os estudos. A decisão da Secretaria já foi comunicada aos alunos e repassada aos pais dos estudantes durante uma reunião no início da noite dessa quinta-feira, 29. 
Funcionários temem as consequências da decisão da Secretaria de Educação do Estado (SEC).
Os docentes do CIEI estão se movimentando através de campanhas nas redes sociais, colhendo assinaturas de um abaixo assinado para tentar evitar a extinção do colégio. Os profissionais também irão recorrer a prefeita Maria das Graças para intervir ao governo do Estado. O Complexo Integrado de Educação de Ipiaú possui em torno de 350 estudantes em tempo integral. Segundo destacou a diretora Jordenes Santos Silva, essa modalidade é preferencial para o contexto de formação dos alunos no século 21. Com exceção de professores e profissionais contratados pelo REDA, o CIEI possui em torno de 15 funcionários. Todos temem as consequências da possível extinção da unidade escolar. 
No último mês de julho, estudantes fizeram uma paralisação pedindo melhorias ao governo do estado.
A unidade escolar foi fundada em 1999, com o nome de Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e há poucos anos transformado em Complexo Integrado de Educação. Para participar do abaixo assinado pedindo a permanência do ensino do CIEI é só clicar aqui. A decisão do governo estadual em fechar dezenas de escolas na Bahia tem sido bastante criticada. Professores e alunos da rede estadual realizam uma manifestação na porta da Secretaria de Educação (SEC), no Centro Administrativo, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (26). (Giro Ipiaú)