Vereador Orlando Santos destaca os benefícios da suplementação para Ipiaú

sábado, novembro 03, 2018
Nas duas últimas semanas, a Câmara de Vereadores de Ipiaú discutiu bastante sobre o pedido de suplementação, realizado pelo poder executivo do município. O projeto tem gerado muita discussão entre os edis. Através de uma nota, o vereador Orlando Santos (PT) destaca os benefícios para o município através do pedido de suplementação. Segue nota:

"A palavra suplementar significa reforçar, adicionar... a suplementação orçamentária, a nível de município, nada mais é do que um pedido de autorização que os (as) Prefeitos (as) fazem à Câmara Municipal, para reforçar ou criar novas dotações orçamentarias previamente aprovadas através da Lei Orçamentária Anual -LOA . E com isso poder gastar recursos que já se encontram nas contas do município. 

O orçamento anual é votado pelo Poder Legislativo, estabelecendo um valor estimado para as Receitas e assim fixando as despesas. Ocorre que, no decorrer do exercício orçamentário, pode surgir necessidade de remanejamento de dotação  de uma para outra rubrica, ou um aumento da receita efetiva. Assim, para gastar os recursos que foram arrecadados a mais do que o previsto, os (as) Prefeitos(as) pedem à Câmara autorização. Ou seja, o Poder Executivo tem o recurso (o dinheiro em conta), mas só pode gastar se estiver previsto no orçamento.

Com a suplementação solicitada pela prefeita Maria das Graças, só quem ganha é a população de Ipiaú, porque serão adquiridos dois micro-ônibus, uma ambulância, aquisição de diversos equipamentos, para quase todas as unidades de saúde do município, conclusão da UPA e ainda uma sprinter, que ganhamos através de emendas do deputado  federal Jorge Solla no valor de 200 mil reais, com o qual será comprado esse veículo", comentou o vereador Orlando Santos.