Ponte sobre o Rio Jequitinhonha precisa de reforço e será alargada, diz Dnit

sábado, dezembro 01, 2018
Estruturas metálicas que sustentam as pilastras de concreto da ponte estão se desfazendo aos poucos.
Com estruturas estado de deterioração, a ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, a 6 km de Itapebi, no extremo sul da Bahia e por onde passam cerca de 5 mil veículos, passará por “reforço dos pilares” e será alargada. A informação é do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), em comunicado ao CORREIO nesta sexta-feira (30), em que o órgão anuncia a abertura da licitação para “recuperação em diversos pontos da estrutura” da ponte.
Segundo o Dnit, os recursos para a reforma na ponte serão do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), do Ministério dos Transportes, ao qual está subordinado o Dnit. A conclusão da licitação é para dezembro. Está previsto alargamento da pista dos 9,9m atuais para 12,80m, instalação de acostamento e de barreiras de concreto tipo “New Jersey”, e tratamento das demais inadequações, para deixar a ponte nos padrões de segurança e funcionalidade.
“As obras de reabilitação acima mencionadas terão início após a abertura e conclusão do processo licitatório para a escolha da empresa responsável pelo desenvolvimento das atividades na referida ponte”, afirma o comunicado.