Prédio na Virgílio Damásio é demolido; no local será construído um centro comercial

sábado, dezembro 29, 2018
Prédio antigo dará espaço para um centro comercial moderno.
O antigo prédio onde funcionava o escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia Geral (ADAB), na Praça Virgílio Damásio, centro de Ipiaú, foi demolido na tarde desse sábado, 29. O local estava interditado há alguns meses, desde que apresentou indícios de desmoronamento, com a queda de parte do reboco da área externa do imóvel. Segundo apurou nossa reportagem, o prédio foi adquirido pelo casal de dentistas Marcos Limonge e Patrícia Bastos no início de 2018 e fizeram um estudo da infraestrutura do prédio que foi condenado pela avaliação de dois engenheiros. Os novos proprietários divulgaram uma nota sobre a demolição e detalhes do investimento (veja aqui).
No local será construído um centro comercial com lojas no térreo e Coworking (escritórios compartilhados) no primeiro andar, com acessibilidade e melhoria dos entornos das calçadas preparadas para deficientes físicos e visuais. Segundo os proprietários, a obra é financiada pelo Banco do Nordeste e está com toda a documentação e liberação autorizada pelos órgãos competentes. Dr. Marcos e Dra Patrícia informaram que o prédio de propriedade privada nunca foi apontado com valor histórico, nem sequer mencionado para tombamento.
A demolição do antigo prédio causou discussão entre os moradores. Uns avaliam que o local estava obsoleto e levando perigo às pessoas que transitam por ali e analisam como positivo a construção de um imóvel novo com uma arquitetura moderna, segura e acrescentam a importância da geração de empregos. Já para outros seria interessante preservar o prédio construído no final da década de 40 como bar, e ao longo do tempo tornou-se ponto de diversos estabelecimentos comerciais. A previsão de conclusão da construção do centro comercial é de 8 meses. (Giro Ipiaú)