Prefeitura de Maraú embarga construção de muro em frente a praia de Taipu de Fora

sábado, dezembro 15, 2018
Nessa sexta-feira, 14, órgãos ambientais realizaram vistoria no local (Foto: Divulgação)
Após protestos e muitas reclamações de moradores, turistas e ambientalistas, a Prefeitura de Maraú embargou a construção de um muro em frente a praia de Taipu de Fora, segundo informou a TV Santa Cruz. A obra era realizada por funcionários do publicitário Duda Mendonça. A intenção do empresário é impedir o avanço do mar no terreno dele, onde é localizada uma mansão usada por diversos famosos, entre eles Neymar, que alugou o imóvel no último período de réveillon. A mansão do empresário fica bem em frente às famosas piscinas naturais de Maraú. Elas são formadas por corais e abrigam diversas espécies de crustáceos e peixes.
Ativistas dizem que a mureta, de um metro de largura e quatro de profundidade, atinge uma barreira de corais que já tinha sido soterrada pela areia. Afirmam ainda que a obra dificulta a chegada na praia de tartarugas das espécies Verde e Cabeçuda, que fazem desova no local. "Realmente, é caracterizado crime ambiental. Não tem como proteger propriedade e destruir um patrimônio que é do Brasil, que é do planeta", afirma a agente ambiental Priscila Valentim. Com relação ao quiosque construído na faixa de areia, os moradores dizem que a obra atrapalha a passagem de banhistas quando a maré está alta.
A prefeitura da cidade tinha dado autorização para o dono da propriedade fazer a obra, mas ela deveria ser executada somente após a emissão de laudos de órgãos ambientais e a autorização da Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU), documentos que não foram apresentados.
Na manhã desta sexta-feira (14), aconteceu uma ação integrada de fiscalização em defesa do meio ambiente em Taipu de Fora, no Distrito de Barra Grande, em Maraú. A operação contou com a participação de diversos órgãos estaduais e federais, entre os quais: Ibama, Inema, Delegacia de Proteção Ambiental, Polícia Técnica e Agentes da Secretaria de Patrimônio da União.  No local, os agentes realizaram uma vistoria na construção do muro de concreto feito pelo empresário Duda Mendonça. De posse dos documentos apresentados pela prefeitura e também da responsável pela residência em Taipu de Fora, os agentes farão um relatório para devida averiguação dos demais órgãos responsáveis.