Projetos do vereador Claudio Nascimento são aprovados por unanimidade

terça-feira, dezembro 18, 2018
Ipiaú - Em redação final, ou seja, em terceira e última votação, o Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú aprovou pela unanimidade dos seus membros duas importantes matérias da autoria do vereador Claudio Nascimento-PSD-. O Projeto de Lei nº 028/2018 que dispõe sobre a gestão democrática do ensino público da rede municipal de ensino de Ipiaú e o Projeto de Lei nº 046/2018 que institui no calendário oficial do município o “Dia da Paz e Conciliação”, cuja comemoração será na data de 22 de julho, serão encaminhados ao Poder Executivo para a sansão da prefeita Maria das Graças. Após isso eles serão convertidos em Lei Municipal.

A gestão democrática do ensino público municipal será concretizada mediante a observância dos seguintes fundamentos: Garantia de padrão de qualidade; Compromisso com a proficiência de todos os alunos das unidades de ensino; participação dos seguimentos da sociedade em instâncias, entidades, associações e órgãos colegiados; Autonomia das unidades de ensino para o bom e pleno desenvolvimento da educação.

Quanto ao Projeto de Lei nº 046/2018, o vereador Claudio Nascimento explica que cabe ao Estado, como órgão regedor da sociedade outorgar um sistema social equitativo e justo com a finalidade de ter a paz por todos almejada. Sendo assim, esta proposição tem como objetivo de trazer a proposta de uma cultura de paz e conciliação, contribuindo para termos uma sociedade justa e feliz. 

A escolha do dia 22 de julho justificasse por ser uma data em que muitas pessoas, especialmente alunos de escolas, estão por terminar as suas férias escolares, bem como por ter sido a data em que nasceu o líder pacifista José Gabriel da Costa, criador da União do Vegetal, uma religião que trabalha pela edificação da paz no mundo.

“Na referida data (destaca o vereador) o Município deverá promover a realização de atos públicos, caminhadas educativas, plantio de arvores, palestras, debates, seminários e atos conciliatórios entre outros eventos alusivos ao tema, assegurando, assim, estado de justiça e felicidade coletiva”. (Giro/José Américo Castro).