De olho na cidade: Área da pista de cooper precisa ser melhor aproveitada

segunda-feira, janeiro 07, 2019
Ipiaú - A área em que se localiza a pista de caminhadas mais concorrida da cidade necessita de uma maior atenção por parte do Poder Público. Espaço não lhe falta para a expansão e polivalência que a população sugere e merece. Além da construção de mais corredores para a pratica do cooper, as sugestões indicam construções de ciclovias, campos de futebol, quadras poliesportivas, pista de skate, parque infantil e uma academia ao ar livre destinada à pratica  de exercícios físicos. O ex-prefeito José Mendonça chegou a pensar em algo assim, inclusive encomendou um mega projeto que receberia o nome de Parque da Cidade e se estenderia por 35 hectares margeando o Rio Água Branca. Ele dizia que recursos da ordem de R$ 10 milhões estavam sendo captados para a execução da obra que, no entanto,  foi abortada pela  gestão seguinte.
Deraldino Araujo, sucessor de José Mendonça na Prefeitura, aproveitou apenas o espaço para a construção da pista dupla de caminhadas, a qual foi financiada com recursos no valor de R$ 420.321,13, oriundos do Ministério do Turismo. Oficialmente a pista tem o nome de Genivaldo Damasceno, o popular "Bogi”, saudoso atleta ipiauense que tão bem representou o município em maratonas e outras competições nacionais, inclusive na famosa Corrida São Silvestre, em São Paulo. Popularmente a pista  é conhecida como “O Quadrado” , ocupa uma área de 1.535,84 metros quadrados e vem dando sinais de desgaste, apesar de ter pouco mais de três anos de uso.
Inúmeras rachaduras indicam a necessidade de restauração e manutenção. A iluminação poderia ser melhorada e a roçagem da vegetação que a circunda deveria ser mais frequente, já que a proximidade com a margem do rio a torna propicia às cobras e escorpiões, dentre outros animais. No miolo da pista observa-se o espaço onde podem ser instalados os equipamentos sugeridos. Fica o desafio para a gestão da prefeita Maria das Graças.

Secretaria de Infraestrutura comenta
O secretário de Infraestrutura de Ipiaú, Henrique Romano, informou que já existe projeto na caixa econômica para a construções da pista de Skate, com academia ao ar livre e projeto de iluminação do trevo, aguardando liberação dos recursos através da Seinfra. "Estamos correndo atrás de recursos para construirmos mais coisas dentro do quadrado (pista de cooper)", comentou Henrique.