Ipiaú: Secretaria de Educação cria comissão que garante transparência e participação da população

terça-feira, janeiro 22, 2019
Criada no início do mês de julho do ano passado, através do Decreto nº 5.011, a Comissão de Análise Econômico-Financeiro da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Ipiaú, vem atendendo os princípios da gestão democrática da Prefeita Maria das Graças, no sentido de garantir transparência e participação da sociedade nos atos governamentais, em especial aos da pasta. A comissão é composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de professores eleitos em assembleia da APLB, representantes dos servidores de apoio da educação e da comunidade escolar.
Desde quando foi criada, esteve reunida em diversas ocasiões. Nessas oportunidades, os seus membros analisaram toda a documentação da Secretaria de Educação e Cultura e puderam refletir, questionar, sugerir aplicações, revisões e retificações com fundamento e cálculos viáveis e factíveis para um bom entendimento das necessidades da educação no município. Além disso, o profissional Contador da Prefeitura, Sérgio Brito, fez a apresentação dos dados financeiros relativos à pasta.

Um relatório com os resultados das análises feitas pela comissão esteve sob a apreciação do Departamento Jurídico do Município e da APLB e em seguida foi acatado pelo titular da Secretaria de Educação e Cultura, Alan Márcio Vitorino. No relatório, a Comissão aponta procedimentos a serem corrigidos e sugere a aplicação adequada dos recursos destinados à melhoria da qualidade de educação no atendimento prioritário aos alunos, valorização do magistério e afirmação de direitos, infraestrutura escolar e condições de ensino.

Regularizando equívocos decorrentes de outras administrações e reduzindo despesas previstas para o corrente ano, espera-se a possibilidade de cumprir, não só com os retroativos de 2018, mas também com os salários de 2019 e as vantagens previstas no Plano de Cargos e Salários Unificado dos Profissionais da Educação. (DIRCOM/Prefeitura de Ipiaú).